Cerimônia de Abertura 11º Workshop WAMAI

Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro, Indígena e de Direitos Humanos reúne comunidade acadêmica e sociedade para discussões relevantes.

24/04/2024 às 15h58

No dia 24, na Biblioteca Central do Centro Universitário CESMAC ocorreu a Cerimônia de Abertura do 11° Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro, Indígena e de Direitos Humanos - WAMAI. O evento, marcado pela presença de autoridades acadêmicas e representantes da comunidade, visa promover debates sobre temas pertinentes aos eixos temáticos de multiculturalismo, diversidades e diálogos transversais.
Entre os presentes estiveram o Reitor do CESMAC, Prof. Dr. João Rodrigues Sampaio Filho; o Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; e o Coordenador do Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e dos Direitos Humanos (NAFRI), Prof. Dr. Jorge Vieira. A presença dessas figuras destacadas demonstra a importância atribuída pela instituição ao evento e às discussões propostas.
Além das autoridades acadêmicas, a cerimônia contou com apresentações culturais significativas, como o Grupo de Reisado do Quilombo Alto do Tamanduá de Poço das Trincheiras. Houve também um momento de homenagem a figuras importantes na promoção da diversidade e dos direitos humanos, incluindo o Prefeito do Município de Poço das Trincheiras, Valmiro Costa; o Pajé Antônio Celestino; o Cacique Nena Kaparotó do Povo Karapotó de São Sebastião; Genilda Lima, do Grupo “As Dandaras”; e a Quilombola Tota, de Santa Luzia do Norte.
Encerrando a cerimônia, o Toré do Povo Karapotó da Aldeia Terra Nova proporcionou um momento de celebração e reflexão, reforçando os laços com as tradições e culturas ancestrais presentes na temática do evento. O Workshop WAMAI se destaca como um espaço fundamental para ampliar as perspectivas e fomentar ações de pesquisa e extensão que promovam a inclusão e o respeito à diversidade em todos os níveis acadêmicos.