Cesmac realiza Congresso Nacional de Ligas Acadêmicas 2022

COLIGA acontece de 09 a 11 de novembro no formato remoto e com o importante apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL

18/10/2022 às 11h13

De 09 a 11 de novembro a Coordenação Geral de Extensão Universitária do Cesmac realiza a edição 2022 do Congresso Nacional de Ligas Acadêmicas (COLIGA). O evento já está se configurando como referência na integração de saberes das diversas áreas de conhecimento desenvolvidas pelas Ligas, com o intuito de promover o aprofundamento em discussões científicas nas diferentes especialidades apresentadas. O congresso é um espaço para um diálogo acadêmico-científico trazendo a participação de palestrantes de diferentes Universidades do país que irão discutir e apresentar temas relevantes nas diversas áreas contemporâneas da ciência.
As Ligas Acadêmicas têm importância fundamental na formação do discente do século XXI através do desenvolvimento de estudos teóricos e práticos que permite a atualização científica baseada em evidências de ponta com foco nas problematizações da comunidade. Portanto, o COLIGA, apresenta diferentes meios de difundir as ações e estudos desenvolvidos na colaboração para a ciência e no atendimento das demandas comunitárias nos mais diversos temas explanados no ensino, na pesquisa e na extensão. No Cesmac englobam as áreas de  Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Pedagogia,
Juntamente com a Coordenação Geral de Extensão, também participam da realização do evento as seguintes Ligas Acadêmicas do Cesmac: Direito das Famílias (Cesmac Maceió); Processo Penal (Cesmac Agreste); Soluções de Conflitos, Ética, Justiça, União e Cidadania – LASCEJUC; Animais Aquáticos; Diagnóstico Parasitológicos; Plantas Medicinais – Laplam; Psicanálise e Contemporaneidade - LAPSIC; Interdisciplinar de Oncologia - LAION; Cirurgia Oncológica  - LACON; Ações em Saúde  - LAAS; Genética Molecular  - LAGENE; Direito das Famílias - LADF; Prevenção e Resolução de Conflitos Escolares  - LAPARCE; Urgência e Emergência Multidisciplinar - LAUEM; Clínica e Cirurgia Torácica e de Tecidos Moles Veterinária - LACCTTEM-VET; Interdisciplinar em Saúde do Adultos e do Idoso  - LAISAI; Instituição, Ensino e Serviço à Comunidade  - LAISECO; Cirurgia e Anestesiologia Veterinária – LACAVET; Biossegurança e Sustentabilidade – LABIOSS; Harmonização Orofacial (LAHOF); Liga Acadêmica de Diagnóstico por Imagem (LADIM); Interprofissional na Terapia Intensiva (LAITI); Interprofissional do Neurodesenvolvimento Infantil (LAINDI); Clínica de Pequenos Animais (LAPAN); e ainda Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (LATIPOA).
A Comissão Organizadora também é composta de docentes e alguns ligantes de outras instituições de ensino do Brasil. “O Cesmac conta com aproximadamente 140 Ligas Acadêmicas de diferentes áreas, constituindo a maior instituição de ensino superior brasileira com o maior número de Ligas Multiprofissionais e das mais variadas áreas”, reforça o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, Coordenador Geral de Extensão Universitária.

Evento acontece no remoto, com transmitido pelo Youtube no canal “CESMAC OFICIAL” https://www.youtube.com/c/CesmacOficial e o importante apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas – FAPEAL. A submissão de resumos simples acontece até o dia 04 de novembro, pelo e-mail: coliga.nacional@cesmac.edu.br . Outras informações pelo 3215-5094. Acesse o link e saiba mais: https://doity.com.br/congresso-nacional-de-ligas-academicas-2022#about