APOIO AO DISCENTE

O Centro Universitário CESMAC, busca constantemente, o aprimoramento da melhoria do ensino e aprendizado, levando em conta a realidade regional e as necessidades de uma formação técnica e científica do discente.

Pensando nisso, o apoio, acompanhamento e orientação ao discente do Centro Universitário CESMAC possibilita a ampliação e aperfeiçoamento dos mecanismos de auxílio ao estudante, de modo a criar condições para uma vivência acadêmica produtiva e segura.

Ressalta-se que a coordenação de apoio ao discente contempla ações de acolhimento e permanência, acessibilidade metodológica e instrumental, monitoria, nivelamento, intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, apoio psicopedagógico, participação em centros acadêmicos ou intercâmbios nacionais e internacionais e promove outras ações comprovadamente exitosas ou inovadoras.

MISSÃO

Ampliar e aperfeiçoar os mecanismos de auxílio ao estudante, de modo a criar condições para uma vivência acadêmica produtiva e segura.

ATRIBUIÇÕES

• Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso e permanência dos alunos assegurando os direitos individuais e sociais.
  • Garantir a acessibilidade metodológica e instrumental na medida que os aproxima e diferencia dos demais;
  • Realizar programas de monitoria que despertem o interesse do aluno pela docência, mediante, o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica
  • Executar o nivelamento institucional minimizando fragilidades da educação básica, eventualmente apresentadas pelos discentes, com o objetivo principal de garantia da permanência
  • Intermediar e acompanhar estágios não obrigatórios remunerados promovendo a inserção do acadêmico no mundo do trabalho proporcionando a permanente articulação teoria e prática, o exercício da competência técnica e o compromisso profissional com a realidade do país, primando por um perfil profissional com a capacidade de resolução de problemas de forma proativa e criativa, pautada na ética e responsabilidade socioambiental.
  • Realizar o apoio psicopedagógico pelo acompanhamento extraclasse para estudantes, que apresentem dificuldades em algum componente curricular, mediante atendimento personalizado desenvolvido pelos docentes, assim como encaminhamento a profissionais e serviços especializados.
  • Propor a participação dos discentes do Centro Universitário por núcleos e organizações estudantis tais como o diretório central dos estudantes (DCE), centros acadêmicos (CAs) e Atléticas.
  • Promover outras ações comprovadamente exitosas ou inovadoras como o encontro de egressos, lives, visitas in loco, dentre outras atividades que articulem os objetivos da coordenação de apoio ao discente.

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS

Sendo assim, o Centro Universitário CESMAC reforça os objetivos da Coordenação de Apoio ao Discente com os PROGRAMAS INSTITUCIONAIS . Dentre os programas de Apoio, Acompanhamento e Apoio ao Discente, destacam-se os seguintes:

• PROGRAMA DE MONITORIA
  • PROGRAMA DE NIVELAMENTO
  • PROGRAMA DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO
  • PROGRAMA DE ACESSO E PERMANÊNCIA
  • PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO
  • PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS
  • PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA
  • PROGRAMA DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO
  • PROGRAMA DE REPRESENTAÇÃO DISCENTE (ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL)

EQUIPE