Feira Cultural do Cesmac acontece em parceria com a Florita Urbana

Programa aproxima Instituição da comunidade alagoana com mais uma edição do chamado “Cesmac na Rua”, com destaque para a economia criativa e valorização das produções locais e de todo o estado de Alagoas e importante apoio da FAPEAL

07/11/2022 às 08h43

A programação 2022 da Feira Cultural “Cesmac na Rua”, acontece na sexta (11), das 15h às 21h, na Rua da Harmonia, que fica localizada no Bairro do Farol, uma transversal da Rua Cônego Machado. A iniciativa, que apresenta o tema: “Integração Acadêmica Cesmac: a diversidade científico/cultural de saberes e sabores alagoanos”, acontece com a importante parceria da Florita Urbana, seguimento que oferece eventos e ajuda marcas por meio de ações criativas, fazendo a curadoria desse processo com o Cesmac. O evento tem ainda o importante apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).
Edição 2019 da Feira Cultural  "Cesmac na Rua" (Foto: Moacir Barbosa)
Durante a atividade o público vai poder conferir e valorizar produções de seguimento da economia criativa incluindo moda, acessórios, artesanato, decoração, gastronomia e ainda o armazém, que oferece alimentos para serem levados para casa, sem consumo no local. A Feira Cultural do Cesmac tem o objetivo de integrar cada vez mais ações inovadoras dos cursos de graduação e pós-graduação, além das Ligas Acadêmicas, e do Núcleo de Internacionalização (NUI/Cesmac), que tem a coordenação da Profa. Morgana Medeiros, que também é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, apresentando as produções desenvolvidas este ano.
O Cesmac, por meio da Extensão Universitária, traz ainda na programação a Banda de Fanfarra Quilombola de Poço das Trincheiras; Roda de Capoeira e Maculelê; Mix Cultural (Projeto Crescer), com Pastoril “Recordar é Viver”, de Chã Preta, e ainda Grupo Nega da Costa, de Quebrangulo. O público também vai poder acompanhar apresentações com o Grupo Dança em círculo; Grupo Afro Dendê; Filarmônica de Marechal Deodoro; Coral Cesmac e Banda Jovens Músicos; Banda Samba de Periferia; Exposições dos Cursos de graduação e Pós-graduação do Cesmac e Núcleos Institucionais.

“A Feira Cultural é um momento onde os cursos levam suas inovações para o conhecimento da comunidade, por meio dos estandes, promovendo intensa troca de saberes com a sociedade. O momento também permite a valorização dos grupos folclóricos, de arte e música de Alagoas, trazendo interação e vasta programação de apresentações culturais, validando a valorização da cultura que dá identidade do nosso estado de Alagoas”, destaca o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, coordenador geral de Extensão Universitária.
Como essa é a primeira edição de rua da Florita Urbana despois da pandemia, o convite marca a retomada das atividades do seguimento, que antes era conhecido como “Feirinha Cool”, atuando desde 2017, com ocupações culturais nas praças de Maceió, e depois da pandemia passou pelo processo de transição do nome. “É o segundo ano que a Florita entra como parceira do Cesmac. Montamos toda uma curadoria de marcas de referências criativas do estado de Alagoas e levamos para esse espaço com o único intuito de somar para a feira. Estamos com uma proposta mais minimalista esse ano. A feira vai ter uma versão mais reduzida por conta dessa retoma dos eventos de rua, em que estamos voltando aos poucos, ainda por conta da pandemia”, explica Maria Helena, empreendedora e idealizadora da Florita Urbana.

Edições anteriores da Florita Urbana (Fotos: Benita Rodrigues)
Maria Helena diz ainda: “pra gente é sempre uma honra e uma alegria muito grande estar como parceiro do Cesmac, que é uma instituição tão conceituada e referenciada aqui no estado. Quando recebemos o convite pela segunda vez em estar entrando com essa curadora do seguimento da economia criativa, nos sentimos muito felizes mais uma vez muito feliz, pois é uma importante troca. Esse processo é bom para os dois lados, para Florita Urbana por estar nessa importante parceria, e para o Cesmac que recebe uma parceira com referência e histórico consolidado na produção de evento criativo e itinerante em Alagoas”, conclui Maria Helena.
Acesse o link e confira a Programação Completa da Feira Cultural “Cesmac na Rua”: Programação FEIRA CULTURAL CESMAC 2022