Programas de Extensão Universitária Remota do CESMAC promovem oportunidades em tempos de pandemia

Iniciativa tem o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica a desenvolver atividades remotas durante o período de isolamento social

01/06/2020 às 16h12

Os Programas de Extensão Universitária Remota foram criados pela Coordenação Geral de Extensão do CESMAC com objetivo de incentivar a comunidade acadêmica a desenvolver atividades remotas durante o período de isolamento social, na pandemia de COVID-19.
A ideia é que acadêmicos e professores produzam cards informativos, lives, músicas, poesias, cartilhas virtuais, vídeos com informações, webinar, conferências virtuais, dentre tantos outros meios de materiais didáticos pedagógicos virtuais, colocando em prática as habilidades nos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, também tem o intuito de promover o uso dos recursos tecnológicos disponíveis, permitindo a acessibilidade ao processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente virtual de interação e informação para a comunidade em geral.
Os Programas de Extensão Remota do CESMAC criados para o período de isolamento social são: Edital de Extensão Comunitária Remota Voluntária, Programa Prosa em Casa, Programa Ligas em Ações Remotas, Programa Atléticas em Ações Remotas, Programa Máscaras em Ação: ajudando a prevenção, Programa Galeria de Arte em Ações Remota e o Programa Publicação em Ação Remota.
O resultado da iniciativa já possibilitou mais de 500 publicações e mais de 100 projetos cadastrados no Edital de Extensão Comunitária Remota Voluntária, realizados pelos alunos, professores, Ligas Acadêmicas e Atléticas, apenas nesses quase 60 dias de quarentena. Todos os alunos e professores participantes vão receber um Certificado de Extensão Universitária Remota, que vai servir para atualização de seus currículos e também como creditação de horas extensionistas.
O Programa Extensionista “Prosa em Casa CESMAC”, por exemplo, vem promovendo uma crescente participação entre alunos e professores, com envio de materiais produzidos, realizando diversas ações extensionistas nas próprias redes sociais, disseminando o conhecimento e a informação sobre diversos temas.
Outro fator de destaque é a participação marcante das Ligas Acadêmicas e Atléticas do CESMAC que estão vinculadas à Coordenação Geral de Extensão, participando intensamente dos Programas com desenvolvimento de diversas lives por meio de entrevistas com profissionais da sociedade, nas respectivas áreas de atuação, informativos, exercícios de meditação, relaxamento, de saúde e bem estar, música, poesia, entre outras ações.
Para registrar todas as ações dos Programas de Extensão Remota do CESMAC foram criados os “Selos Extensionistas” para que todas as atividades remotas realizadas estejam identificadas com os selos de acordo com os Programas Extensionistas escolhidos.  Para o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães - Coordenador Geral de Extensão do CESMAC, esse é o papel da Extensão Universitária Remota, fomentar e permitir a acessibilidade ao processo de ensino e aprendizagem através de ambientes virtuais com a realização de ações multi e interdisciplinares, articulando os saberes produzidos na vida acadêmica e no cotidiano das populações, para compreensão da realidade e busca de resposta aos desafios e problemáticas da sociedade.
“Com tudo que está sendo apresentado a extensão se confirma como uma atividade acadêmica, marcada por um processo educativo, cultural, humanista e científico, que promove a interação transformadora entre a universidade e a sociedade de forma indissociável, democratizando o conhecimento acadêmico e confirmando a atuação efetiva da comunidade acadêmica com o compromisso social com a comunidade geral”, ressalta Rodrigo.
Confira mais detalhes sobre as ações da Coordenação Geral de Extensão e também todos os Editais disponíveis acessando o link https://www.cesmac.edu.br/extensao