“Reminiscências” ganha catálogo impresso pela Editora Cesmac com nova data de lançamento

Publicação com trabalhos do artista Pedro Caetano será lançada na quarta (29), às 18h, na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes

22/03/2023 às 11h21

O artista plástico Pedro Caetano lança na próxima quarta (29), às 18h, catálogo dedicado à exposição “Reminiscências”, em sessão de autógrafos, na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, local onde a mostra individual está instalada. Lançada pela Editora Cesmac, a publicação faz parte das comemorações dos 50 anos da Instituição.

O catálogo “Reminiscências: obras recentes” é ilustrado por imagens que registram a mostra no espaço expositivo, além de outras obras que marcam a carreira do artista entre os anos de 2013 a 2022, em uma edição capa dura com 118 páginas em cores e formato 25cm por 25cm. Organizado por Pedro Caetano em parceria com a jornalista Iranei Barreto, a publicação traz também ensaios analíticos assinados pela arquiteta e curadora Profa. Caroline Gusmão; tem ainda texto publicado no Jornal O DIA, assinado pelo arquiteto e artista Prof. Eduardo Bastos; além de poesias e textos do próprio artista.
O evento de lançamento do catálogo e encerramento da exposição “Reminiscências”, com entrada gratuita, terá participação do artista e da curadora Caroline Gusmão, que falarão sobre o processo de criação da mostra. Também contará com a presença do vice-reitor Prof. Dr. Douglas Apratto, e do coordenador geral de Extensão Universitária, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães. Na ocasião, o Coral Cesmac, comandado pelo Maestro Luiz Martins, irá se apresentar.
Em exibição desde outubro do ano passado na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, “Reminiscências” comemora 10 anos do artista em exposições tendo como marco referencial a primeira individual “Na Janela do Olhar”, instalada na Fundação Pierre Chalita, em 2012.
Um total de 20 obras produzidas de 2013 a 2021, reunidas numa unidade visual e representada através de uma aparência mais intimista, convidam o público a conhecer um pouco do processo e evolução do artista. Suas obras são feitas em tinta acrílica sobre tela, geralmente em grandes dimensões. Ele começou a utilizar a técnica das raspagens em 2013, e para isso usa instrumentos como o cabo do pincel, tampa das tintas, as próprias mãos com luvas, além de outros objetos não muito usuais.
 “O meu trabalho flerta com as questões de memórias, transitoriedade e vivências afetivas e por isso esse título, além de ser o nome de um quadro do Iberê Camargo, minha maior referência na pintura”, diz Pedro. “Na obra de Pedro Caetano, a memória afetiva que, sendo parte inequívoca da existência do artista, se faz presente pela fricção entre a adição e da subtração das formas, pela expansão e contração das cores, pela presença e a ausência da matéria pictórica”, revela Caroline Gusmão, curadora da mostra. Outras informações sobre a exposição, trajetória e trabalhos do artista estão disponíveis no site:  www.caetanopedro.com .
 
 
SERVIÇO
Lançamento do Catálogo da Exposição “Reminiscências”
Data:   29 de março de 2023 (Quarta-Feira)
Hora: 18h
Endereço: Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes (Rua Cônego Machado - em frente ao Campus I)