Curso de Farmácia do Cesmac une mãe e filha na manipulação, docência e empreendedorismo

12/05/2023 às 18h27

Mãe e filha, farmacêuticas e docentes do Centro Universitário Cesmac. No Dia das Mães, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas conta a história da Drª Mariana de Macedo, que decidiu ser farmacêutica por influência da mãe. Ela confessa que, mesmo sem saber, a mãe foi sua inspiração.
“Eu achava o máximo quando criança o local onde ela trabalhava, que era na manipulação de semi sólidos e adorava o cheiro do laboratório quando ela chegava em casa”, disse sorrindo.
A escolha foi natural porque Mariana queria trabalhar na área de saúde e em laboratório e, aí, a primeira opção foi o curso de Farmácia. “No início meu pai não foi a favor e minha mãe se manteve neutra, mas durante a graduação eles foram me incentivando e me ajudaram a conquistar tudo o que consegui e estou muito feliz na área que escolhi”, pontuou.
Atualmente, Mariana trabalha como professora universitária, mas ser professora não foi a primeira opção, no entanto, não havia outra saída. “O próprio destino se encarregou de me mostrar que é através da docência que eu consigo estar em várias áreas contribuindo com ensino e pesquisa”, afirmou.
E quem é a responsável por tornar Mariana farmacêutica? É Drª Renalva de Macêdo, farmacêutica e química industrial. “Eu trabalhava em farmácia de manipulação, quando decidi fazer o curso superior de Farmácia. À época, eu já estava casada e era mãe de duas filhas, uma de 4 anos e outra de 6 anos. Confesso que foi bem puxado para mim a tripla jornada diária até me formar, mas valeu muitíssimo, porque ao me tornar farmacêutica passei a ser Responsável Técnica (RT) de farmácia de manipulação, em seguida, me tornei sócia-proprietária de uma manipulação”, contou.
Renalva fez duas pós-graduações e um mestrado que a levaram para a carreira universitária onde permanece até hoje. “O que era para ser exemplo passou a ser escolha de carreira profissional para minha primogênita. E para a minha surpresa e satisfação, Mariana escolheu a Farmácia, então, percebi que havia despertado admiração, orgulho ou algo parecido”, falou emocionada.
A mãe revela que a filha foi além da graduação e foi aprovada no mestrado e, em seguida, no programa de doutoramento em bioquímica e biologia molecular. E neste caminho profissional mais uma surpresa: Mariana se tornou docente no Cesmac. “Além de sermos mãe e filha, somos colegas de profissão, duplamente, farmacêuticas e professoras. A nossa missão é contribuir na formação de novos farmacêuticos”, expressou.
Mariana revela que estar junto com a mãe é um aprendizado diário e uma diversão. “No dia a dia a gente se diverte bastante com os alunos e nos ajudamos, mesmo em áreas diferentes. A parceria deu tão certo que hoje somos empreendedoras e criamos uma startup que desenvolve formulações dermocosméticas veganas, chamadas Bidecos”, comemorou.
Fonte: Gazeta web