7º edição da Gincana de Fisioterapia agita acadêmicos do Curso

Programação reuniu acadêmicos do 1º ao 10º períodos

06/06/2018 às 14h23

As últimas etapas da 7º Gincana Interperíodos do curso de Fisioterapia ocorreram na última semana, no auditório João Sampaio, campus I do Centro Universitário CESMAC.  A primeira etapa já havia sido realizada anteriormente no Lar Francisco de Assis. Os acadêmicos tiveram a tarefa de arrecadar fraldas geriátricas proporcionais a quantidade de integrantes de cada equipe.
Criada em 2012, a ideia de transformar o conhecimento em ação sempre esteve presente neste evento que já é uma tradição entre os acadêmicos do curso. O objetivo é integrar tanto conhecimentos específicos como conhecimentos gerais. Este ano, a Gincana foi dividida em 4 etapas, sendo a primeira a etapa social, a segunda etapa foi a apresentação artística que se baseou, este ano, no tema “A fisioterapia nas diferentes linhas de cuidado”. Na terceira etapa houve o concurso de poemas, que também foi sobre um tema pré-determinado, e na quarta e última etapa ocorreu um quiz de conhecimentos gerais. A programação foi dividida em 2 dias, sendo o primeiro dia com os estudantes do 1º ao 5º período e o segundo do 6º ao 10º período.
“Já tivemos vários trabalhos construídos a partir dessas 7 edições de Gincana, que foram apresentados em congressos e experiências premiadas pela prática de inovação pedagógica” afirmou a Coordenadora do curso de Fisioterapia do CESMAC, Prof. Renata Sampaio Rodrigues. A docente ainda completou dizendo que a ideia não é tornar o evento uma competição, pois considerando que todas as turmas podem alcançar a pontuação máxima, todas elas podem ser vencedoras. O evento teve grande adesão, pois além dos 34 professores do curso envolvidos direta e indiretamente, cerca de 95% dos acadêmicos optaram por participar deste momento de confraternização, conhecimento, troca de experiências e aprendizado.
A acadêmica Maria Laura de Aguiar, do 2º período, afirmou que “A Gincana é muito importante para o crescimento acadêmico, profissional e pessoal, pois além das relações interpessoais e o trabalho em equipe, ainda temos a oportunidade de realizar ações sociais e ajudar o próximo”. Já o discente Júlio César Ferreira, do 10º período, disse: “Nas 5 edições que participei, o mais importante sempre foi não tratar o evento como competição e sim como uma forma de esforço coletivo para se alcançar as metas que são estipuladas e ganhar a pontuação como consequência desse esforço”.
A Gincana Interperíodos do curso de Fisioterapia do CESMAC acontece anualmente e é definida através de edital criado pelo colegiado e pelo núcleo docente do curso.