Cerimônia do jaleco do curso de fisioterapia celebra início da jornada acadêmica

Ingressantes no curso 2023.2 participam de evento marcante com a presença de autoridades e docentes

06/09/2023 às 15h50

No último dia 4 de setembro, um momento emocionante e significativo marcou a comunidade acadêmica da Fisioterapia no Cesmac. Foi realizada a primeira edição da Cerimônia do Jaleco, um evento que contou com a participação dos ingressantes no curso de Fisioterapia para o semestre 2023.2, seus pais e familiares, tendo uma abertura especial conduzida pelo Maestro Luiz Mendes. Durante a cerimônia, os representantes da mesa de honra proferiram discursos que ressaltaram a simbologia do evento, a importância da profissão de fisioterapeuta, a celebração dos 50 anos do Cesmac e a relevância de marcar o início da jornada acadêmica.

A cerimônia teve a honra de receber a coordenação do curso, representada pela Professora Dra. Raphaela Farias Teixeira, a coordenação de apoio discente, Professora Dra. Maria do Desterro da Costa e Silva.  Além disso, também contou com a presença de figuras de destaque como: Professora Dra. Renata Sampaio Rodrigues Soutinho, representando o corpo docente do curso de Fisioterapia; Professora Ma. Clarissa Cotrim dos Anjos, docente da disciplina Fisioterapia História e Atuação; e João Carlos Souza dos Santos, discente representante dos alunos do curso de Fisioterapia e do Centro Acadêmico.  Os momentos de reflexão e inspiração ajudaram os ingressantes a compreenderem a importância do jaleco não apenas como um uniforme, mas como um símbolo da responsabilidade e compromisso que a profissão exige.
Após os discursos, a cerimônia prosseguiu com a emocionante etapa do juramento do jaleco, conduzida pela aluna Lucivania Santos de Oliveira. Em seguida, ocorreu a colocação do jaleco, um gesto carregado de significado que marca o início oficial da formação acadêmica em fisioterapia. Além disso, foram entregues os planos de metas acadêmicas, com representantes da universidade e do curso, incluindo os padrinhos e madrinhas (estudantes veteranos que apadrinharam os ingressantes). Foi um momento de união e compromisso, que simboliza o início da jornada acadêmica dos novos estudantes de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac.