V Simpósio de Fisioterapia no Cesmac celebra 50 anos da instituição e 54 anos da profissão

Evento destaca novas pautas sobre o fazer fisioterapêutico e premia melhores trabalhos científicos

11/10/2023 às 17h48

No dia 10 de outubro, o auditório João Sampaio do Centro Universitário Cesmac foi palco do V Simpósio de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Curso de Fisioterapia. Com o tema "Fazer Fisioterapêutico: Novas Perspectivas para a Profissão do Futuro,"  onde ainda está sendo celebrada a XII Semana do Fisioterapeuta. A cerimônia contou com uma mesa de honra ilustre, composta pela Coordenadora Geral de Graduação do Cesmac, Profa. Mestra Samara Almeida de Souza Griz; Coordenadora Adjunta de Graduação do Cesmac, Profa. Mestra Jéssica do Nascimento Carneiro; Coordenadora Geral de Apoio ao Discente, Profa. Dra. Maria do Desterro da Costa e Silva; Coordenadora Adjunta de Apoio ao Discente, Profa. Dra. Renata Sampaio Rodrigues Soutinho; Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profa. Dra. Raphaela Farias Teixeira; Coordenadora Adjunta do Curso de Fisioterapia, Profa. Mestra Thays Cristine Ferro Wanderley; e o discente João Carlos Souza dos Santos, representando os discentes do curso de Fisioterapia.

A programação do simpósio incluiu três palestras de grande relevância. A fisioterapeuta Giselli Almeida Calheiros de Menezes abordou o tema "Reabilitação Abdominal no Pós-Parto", trazendo técnicas para o cuidado da saúde da mulher após o parto.  O fisioterapeuta André Jarsen discutiu a "Atuação do Fisioterapeuta nos Esportes de Combate," e a Fisioterapeuta Camila de Melo Moura tratou do "Buble CPAP, o Básico Bem Feito", falando sobre cuidados com recém nascidos que garantem seu bom desenvolvimento. A noite foi também um momento de grande emoção, celebrando os 50 anos do Centro Universitário Cesmac e os 54 anos da profissão de fisioterapia. Durante o evento, foi anunciada a nova logomarca do Centro Acadêmico de Fisioterapia, e o nome escolhido para representa-lo, que homenageou a Coordenadora Adjunta de Apoio ao Discente, Profa. Dra. Renata Sampaio.
O simpósio também incluiu a premiação dos melhores trabalhos científicos em três categorias: relato de experiência, revisão de literatura e pesquisa de campo. Para finalizar a noite, os participantes tiveram a oportunidade de cantar parabéns para a instituição e para a profissão, destacando a importância da educação e pesquisa no avanço da prática fisioterapêutica. O evento evidencia a importância  em formar profissionais de alta qualidade e promover a inovação na área de Fisioterapia.