VIII Gincana Interperíodos do curso de Fisioterapia promove ação social de Arrecadação Solidária

Na Gincana foram arrecadados 927 pacotes de fraldas.

13/05/2019 às 16h31

Aconteceu no sábado, 4, na Instituição de longa permanência para idosos Lar Francisco de Assis, a VIII Gincana Interperíodos do curso de Fisioterapia. Com a organização da Coordenação de Fisioterapia, docentes do NDE e Colegiado do curso, a ação contou com a participação de 84 alunos e 12 professores.
Para a coordenadora do curso, Profa. Ma. Renata Soutinho: “foi um dia muito rico para os todos por estimular o desenvolvimento de habilidades que vão além da capacidade técnica como humanização, carinho, cuidado, o que gera um impacto direto no perfil de formação”.
 Já a acadêmica Roberta Graziele da Cruz (3º período de fisioterapia), disse que  “ver na prática o significado de humanização, sentir o carinho e a diferença que fazemos com pequenas e simples atitudes é muito gratificante”.
 A 1ª prova teve serviu para a Arrecadação Solidária de fraldas geriátricas e o acolhimento aos idosos, com o objetivo de estimular no discente a solidariedade. As equipes tiveram como uma meta a ser alcançada a arrecadação de 2 pacotes de fraldas geriátricas, no total, foram arrecadados 927 pacotes de fraldas.

Para a atividade de acolhimento as equipes foram divididas da seguinte forma:

1. EQUIPE LANCHE – responsável por confeccionar os quites com o lanche, providenciar o material para servir (copos, pratos, guardanapos, papel filme...), acondicionar os alimentos, transportar os quites até o local, arrumar a mesa e distribuir o lanche.
  2. EQUIPE JOGOS DINÂMICAS E BRINCADEIRAS – responsável por providenciar jogos (dominó, pescaria, tiro ao alvo, dinâmicas, circuitos) e envolver os idosos funcionais no ambiente coletivo.
  3. EQUIPE BELEZA – responsável por providenciar material de beleza (esmalte, acetona, algodão, maquiagem) e envolver as idosas funcionais no ambiente coletivo.
  4. EQUIPE LEITURA – responsável por providenciar material de leitura (poesia, revistas, bíblia) e envolver os idosos acamados na leitura e conversação.
  5. EQUIPE TERAPIA MANUAL – responsável por providenciar material para realização de terapia manual (Acido graxos, luvas, papel toalha, álcool) e envolver os idosos acamados, na realização de massagem nas mãos e pés EQUIPE DECORAÇÃO – responsável por confeccionar o material para ornamentação do local, providenciar o transporte e alocação da decoração, levar todo o material necessário para decoração (tesouras, fita adesiva, barbante). Tema: floral e dia das mães.
  6. EQUIPE MÚSICA E ANIMAÇÃO – responsável por providenciar material de música (seleção de músicas, instrumentos musicais, adereços) e envolver todos os idosos da instituição
Ao final, foram horas onde os alunos de Fisioterapia desenvolveram a capacidade de aprender na prática uma experiência incrível, foram várias histórias de vida, prognósticos diferentes e  uma outra visão  fora da rotina da Universidade e da Clínica.