Curso de Direito CESMAC reforça pesquisa científica com aprovação de projetos na área

Estudo com tema: "O escritório social como meio para reabilitação de mulheres egressas do sistema prisional em alagoas" é orientado pelo Prof. Dr. Bruno Leitão, com coorientação dos professores Mestres França Jr. e Thiago Mota

03/09/2020 às 16h47

O curso de Direito do Centro Universitário CESMAC vem sendo destaque em aprovações de pesquisas no Programa Semente de Iniciação Científica, selecionados com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL.
Um dos projetos de iniciação científica tem como título "O escritório social como meio para reabilitação de mulheres egressas do sistema prisional em alagoas", com orientação do Prof. Dr. Bruno Leitão. O estudo de importante relevância no âmbito jurídico recebe a coorientação dos professores Mestres França Jr. e Thiago Mota.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelas acadêmicas pesquisadoras do 9º período do curso de Direito, Donna Soares e Tâmara Acioli.

O objetivo é analisar a implementação do projeto denominado "escritório social", criado pelo Conselho Nacional de Justiça, que visa auxiliar a readaptação de egressos e egressas do sistema prisional no processo de reabilitação no Estado de Alagoas, contudo delimitando a análise aos pós encarceramento feminino.

Segundo o Prof. Dr. Bruno Leitão, “a pesquisa visa analisar a implementação e identificar a eficácia na prestação de serviços e assistência às egressas e familiares, bem como as práticas que se coadunam com os diplomas legais sobre a matéria, e atendem ao objetivo de resgatar a dignidade de maneira a reinseri-las em sociedade, dentro de um padrão digno de cidadania e civilidade, que as afastem da criminalização secundária”, explica.