Recém-formados no curso de Direito do CESMAC são aprovados no Mestrado em Direito e Ciência Jurídica da Universidade de Lisboa – Portugal

A previsão é para que os egressos João Antônio Sampaio Camelo e Juliana Teixeira Silva Valença, iniciem os estudos no stricto sensu ainda este ano

22/06/2020 às 12h01

A aprovação no Mestrado em Direito e Ciência Jurídica da Universidade de Lisboa, considerada uma das maiores instituições de Portugal e da Europa, reflete a qualificada trajetória acadêmica e a importância da continuidade para fortalecer o currículo, dos recém-formados no curso de Direito do CESMAC, João Antônio Sampaio Camelo e Juliana Teixeira Silva Valença, ambos da turma de 2018.2.
Os egressos foram classificados e devem começar a assistir as aulas no final de setembro, com formato que deve ser definido pela universidade portuguesa, de acordo com as resoluções referentes ao protocolo exigido pela pandemia de COVID-19. O curso, famoso por exigir muito esforço e dedicação integral dos mestrandos, tem duração de dois anos, sendo o segundo, com possibilidade da dissertação ser produzida no Brasil, voltando para Lisboa apenas para defender os trabalhos.
O resultado reflete o incentivo aos discentes na elaboração de artigos acadêmicos e no desenvolvimento de projetos de iniciação científica, durante a graduação, possibilitando a conquista de títulos acadêmicos em programas de especialização, mestrado e doutorado no país e no exterior, além dos cursos oferecidos pela própria IES, principalmente o Doutorado Interinstitucional em Direito (conceito 6 pela CAPES) - promovido em parceria com a PUC-RS.
Os egressos também participaram, conjuntamente, de todas as atividades acadêmicas disponibilizadas pelo CESMAC, tendo sido autores, sob a orientação do Prof. Dr. Marcus Robson (Promotor de Justiça - aposentado), do projeto de iniciação científica “Do Finalismo à Teoria da Ação Significativa: uma releitura da conduta sob o aspecto criminal”, ainda com divulgação na Revista Científica Refletindo o Direito – CESMAC. Também foram, por um ano, monitores da Prof. Dra. Danielle Echaiz, na disciplina Teoria Geral da Constituição e Hermenêutica Constitucional.

“Escolhendo o CESMAC, pude não só desenvolver um excelente currículo acadêmico, através do Programa Semente de Iniciação Científica e das oportunidades de trabalhar como monitor universitário, mas também tive a oportunidade de contar com pessoas extremamente capacitadas e que souberam me orientar após o término da graduação, apontando os melhores caminhos para o acesso ao programa de mestrado relacionado à minha área de estudo”, afirma João Antônio Sampaio Camelo.
Para Juliana Teixeira Silva Valença, “contar com professores qualificados, que compartilharam experiências profissionais e de pesquisa, contribuíram para que eu pudesse definir um caminho para seguir na área. O período que passei como monitora e o Programa de Iniciação Científica, foram significativos para obter um currículo acadêmico competitivo e, assim, ser aprovada no mestrado científico da Universidade de Lisboa”, enfatiza.