Curso de Medicina Veterinária realiza mais uma edição do SEMPRAVET

Palestras, Minicursos e Exposição de Anatomia.

27/11/2017 às 13h13

Com uma programação intensa e variada o curso de Medicina Veterinária realizou, na última semana, mais uma edição do Seminário Prático de Anatomia Veterinária (SEMPRAVET). A atividade aconteceu na Clínica Escola de Medicina Veterinária, em Marechal Deodoro.
O roteiro contou com palestras, minicursos, e exposições. A programação contou com temas como: “Técnicas básicas de Taxidermia”, “Noções básicas de Suturas”, “Anatomia Topográfica Aplicada da Cavidade Abdominal em Cães e Gatos” e “Osteotécnicas – Técnicas de Preparo de Ossos para Estudo e Montagem de Esqueletos”.
Além disso, a “Exposição de Anatomia” é um dos pontos altos do seminário, com recepção de escolas para visitação, movimentando o hall de entrada da Clínica Escola de Medicina Veterinária”.
As palestras enfocaram os seguintes temas: “Plastinação – uma realidade no Brasil”, “Importância da Anatomia para o Diagnóstico do Cardiopatias”, “A indissolubilidade Anatomia – Acupuntura para o sucesso terapêutico veterinário” e “Manejo e contenção de répteis”.
De acordo com a professora doutora e organizadora do evento Evódia de Sousa, a cada edição a atividade cresce. “A nona edição tem o objetivo de fortalecer cada vez mais o estudo da anatomia seja humana ou animal, mostrando principalmente as diversas possibilidades de conservação de cadáveres e preparo de peças de uma forma geral. O evento é importante para qualquer curso que tenha anatomia em uma matriz curricular, apresentando o assunto como disciplinas afins”, explicou.
Segundo o professor André Pukey, convidado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL), de Vitória de Santo Antão (PE), “o evento traz pessoas especialistas em Taxidermia, uma das técnicas mais antigas aplicadas em animais a Plastinação, que é uma técnica inovadora nesse processo. Tudo isso, faz com o SEMPRAVET seja muito importante para profissionais e estudantes da área”, destacou.
O evento também com a participação do professor doutor das disciplinas de Técnica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Fernando Wiecheteck, destacou a importância da iniciativa. “É sempre uma satisfação participar desse evento no formato de minicurso. A proposta é levar de uma forma aplicada a anatomia topográfica, que muitas vezes é vista no primeiro ano nos cursos de Medicina Veterinária no Brasil. A ideia é diminuir esse intervalo de tempo no estudo da anatomia”, afirmou.
Outro participante foi o professor Jean Renato Esteves, Taxidermista há mais de 15 anos, responsável pelo desenvolvimento de várias técnicas no Brasil e o primeiro brasileiro a fazer a Taxidermia na segunda escola mundial, na Argentina e a primeira da América Latina.