Pesquisa no curso de Medicina Veterinária do Cesmac estuda uso da Ozônioterapia para lesão óssea em animais

Análise desenvolvida em Projeto Semente Iniciação Científica, foi realizada em coelhos, com Grupo de Pesquisa orientado pelo Prof. Dr. Pierre Barnabe Escodro (UFA) e Profa. Ma. Letícia Gutierrez (Cesmac)

21/06/2021 às 11h43

O estudo sobre “O uso de Ozônioterapia para lesão óssea em coelhos” está sendo realizado em um Projeto Semente Iniciação Científica (PSIC), do curso de Medicina Veterinária do Cesmac, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. O objetivo da pesquisa é avaliar o poder de osteoindução do ozônio como auxiliar na consolidação óssea. A pesquisa vem sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa orientado pelo professor Dr. Pierre Barnabe Escodro, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pela Profa. Ma. Letícia Gutierrez (Cesmac).

A segunda fase do trabalho aconteceu na última semana. A iniciativa conta com a participação dos alunos do grupo de estudos da UFAL e da Liga Acadêmica de Fisioterapia, Ortopedia e Neurologia Veterinária (LAFON), do Cesmac. “A correção de falhas e encurtamentos ósseos continua sendo um problema complexo e de difícil solução na ortopedia veterinária. Geralmente estas correções necessitam de muitas intervenções cirúrgicas, longo tempo de tratamento e possuem altos índices de complicações. O uso de técnicas integrativas, na cirurgia, que auxiliem na melhora da cicatrização do tecido ósseo e reduzem a recorrência, vêm sendo desenvolvidas e uma das opções é o uso do gás ozonizado”, explica a docente Letícia Gutierrez.

A terapia com ozônio apresenta resultados surpreendentes em casos ortopédicos, devido ao efeito analgésico e drenagem do edema favorecendo a mobilidade articular. Com o resultado, o projeto visa analisar a consolidação óssea, tempo de retorno à deambulação normal e qualidade dos resultados do tratamento com a aplicação da OZT em lesão óssea.

O estudo está sendo conduzido no Setor de Cirúrgicas de Pequenos Animais do Centro Universitário Cesmac, unidade Marechal Deodoro. Antes da execução, o projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Cesmac.

Além dos orientadores, o importante estudo conta ainda com a participação das professoras Carolina Lira e Mariah Tenório. Além disso, a equipe de pesquisadores envolve as seguintes acadêmicas do Cesmac: Isabela dos Santos Oliveira; Laura Oliveira Freitas Nemézio; Andreza Monique do Egito Alves Cordeiro; Gabriela Dias Cavalcante Pacheco e Celsa Mikaele Buarque da Silva. E ainda os discentes da UFAL: Ana Paula Menezes Félix; José Witlley Castanha Lopes e Amanda Caroline Gomes Graboschii.