SENIPAC movimenta graduação de Medicina Veterinária do Cesmac com intensa programação

Semana de Nivelamento Prático Acadêmico reforça conteúdos de sala de aula, estabelece contato entre alunos e profissionais e ainda incentiva a inovação na área

07/06/2021 às 14h54

Uma programação intensa possibilitou série de atividades envolvendo todos os períodos do curso de Medicina Veterinária do Cesmac, coordenado pela Profa. Dra. Gilsan de Oliveira, na Semana de Nivelamento Prático Acadêmico (SENIPAC). O evento aconteceu na sede na Clínica Escola de Medicina Veterinária, localizada no município de Marechal Deodoro, com convidados de diversos órgãos na área. As atividades aconteceram em locais como: Sala invertida, Laboratórios específicos e multidisciplinares, Fazenda Escola, Clínica Escola, Criatório Conservacionista e Biotério Médico Dr. Dirceu Falcão.

A iniciativa objetivou desenvolver a capacidade para o exercício da profissão de forma ética, crítica e humanista, possibilitando a aplicação das várias práticas; integrar e construir novos conhecimentos com profissionais de renome das diversas áreas, contribuindo assim coma formação e construção de network e ainda aplicar o conhecimento construído de forma integrada, incorporando um raciocínio crítico sobre os diferentes métodos e cenários na perspectiva do atendimento às necessidades da sociedade, pautadas na relação ética e humanista.

Disciplinas como Produção Animal (em todos os níveis); Meio Ambiente e Sustentabilidade; Bioquímica Animal; Biotecnologia da Reprodução; Técnica e Inspeção de mel, ovos e pescado; Andrologia Veterinária e Imaginologia; Saúde Pública e Defesa Anima; Terapêutica Veterinária; Técnica Cirúrgica e Anestesiologia; Toxicologia Veterinária, entre outros importantes conteúdos foram reforçados na programação.

Atividade como prática sobre diagnóstico morfológico no módulo de MAD; aula prática de plantas medicinais; diagnóstico de gestação em grandes animais desenvolvido na disciplina de Ginecologia e Obstetrícia; técnica cirúrgica; diagnóstico imunocromatográfico de leishmaniose; inspeção e tecnologia de leite e derivados; controle de qualidade de leite; bases celulares e moleculares e ainda criação de currículo Lattes.

A segunda edição do evento contou com inúmeras práticas integradoras e multidisciplinares ministradas por egressos de sucesso, docentes do Cesmac e funcionários do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), membros do Núcleo de Robótica, docentes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além de pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (LACEN/AL).