Mestrado Acadêmico em Direito do Cesmac recepciona terceira turma com solenidade de Aula Inaugural

Evento aconteceu na noite de ontem (13), no Complexo de Inovações Pedagógicas da Instituição

14/03/2023 às 13h29

A terceira turma do Mestrado Acadêmico em Direito do Cesmac, foi recepcionada na noite de ontem (13), com solenidade realizada no Complexo de Inovações Pedagógicas da Instituição. A programação recebeu os novos alunos, professores do programa, integrantes da direção e reitoria da IES, além de convidados.

A cerimônia teve a participação do maestro Luiz Martins, regente do Coral Cesmac, integrante da Extensão Universitária, que fez uma apresentação especial, abrindo o evento. Teve ainda a exibição do vídeo que marca os 50 anos do Cesmac, iluminando histórias no ensino superior de Alagoas. O coordenador adjunto do Mestrado, Prof. Dr. Lean Araújo, recebeu a turma, representando o coordenador geral, Prof. Dr. Fernando Amorim. O momento contou ainda com a presença da pró-reitora Acadêmica Adjunta - Prof. Dra. Claudia Medeiros; da coordenadora do Stricto Sensu – Profa. Dra. Evanisa Brum, que representou o coordenador geral de Pesquisa e Pós-Graduação - Prof. Dr. Giulliano Anderlini; o coordenador geral de Extensão Universitária – Prof. Dr. Rodrigo Guimarães; o coordenado do Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e Direitos Humanos – Prof. Dr. Jorge Vieira; o procurador Ivan Luiz; entre outros.

O evento contou ainda com a palestra magna do vice-reitor e pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, que falou sobre o tema: “Memória e Atualidade do Direito no Cesmac”.

O Mestrado Acadêmico em Direito tem como objetivo principal qualificar os profissionais do direito com base no estudo interdisciplinar das relações entre a tutela dos bens jurídicos, as novas tecnologias e o desenvolvimento social. O objetivo é fornecer ao egresso os instrumentos necessários para uma reflexão crítica sobre a relações jurídicas e as transformações sociais induzidas pelas novas tecnologias e de como essas mudanças impactam na sociedade local e regional.
Em uma região do país que apresenta índices de desenvolvimento humano e social ainda muito baixos, o egresso do curso deve ser capaz de analisar as consequências que as novas tecnologias e os saberes em rede produzem para o acesso à justiça, a proteção dos direitos fundamentais e, sobretudo, para a adoção de políticas públicas capazes de reduzir as profundadas desigualdades sociais da região.

 
A aula inaugural recebeu os seguintes alunos:
Alane Torres Calet Galdino
Anna Luísa Maruqes de Albuquerque
Armando Correia dos Santos
Davi Marques de Barros
David Nathan Silva de Almeida
Edvaldo dos Santos Silva
Gustavo Henrique Albuquerque Santos
João Victor Medeiros Barbosa
Josirlene Soares Pereira de Mello
Juracy Costa Braz
Olga Tatiana de Miranda Taglilegna
Ricardo Shinohara
Viviane da Silva Wanderley
Waldemar Radamés
Jenipher Heloyza de Lima Silva Paiva