Mestrado Acadêmico em Direito do Cesmac recepciona terceira turma com solenidade de Aula Inaugural

Evento aconteceu na noite de ontem (13), no Complexo de Inovações Pedagógicas da Instituição

14/03/2023 às 13h29

A terceira turma do Mestrado Acadêmico em Direito do Cesmac, foi recepcionada na noite de ontem (13), com solenidade realizada no Complexo de Inovações Pedagógicas da Instituição. A programação recebeu os novos alunos, professores do programa, integrantes da direção e reitoria da IES, além de convidados.

A cerimônia teve a participação do maestro Luiz Martins, regente do Coral Cesmac, integrante da Extensão Universitária, que fez uma apresentação especial, abrindo o evento. Teve ainda a exibição do vídeo que marca os 50 anos do Cesmac, iluminando histórias no ensino superior de Alagoas. O coordenador adjunto do Mestrado, Prof. Dr. Lean Araújo, recebeu a turma, representando o coordenador geral, Prof. Dr. Fernando Amorim. O momento contou ainda com a presença da pró-reitora Acadêmica Adjunta - Prof. Dra. Claudia Medeiros; da coordenadora do Stricto Sensu – Profa. Dra. Evanisa Brum, que representou o coordenador geral de Pesquisa e Pós-Graduação - Prof. Dr. Giulliano Anderlini; o coordenador geral de Extensão Universitária – Prof. Dr. Rodrigo Guimarães; o coordenado do Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e Direitos Humanos – Prof. Dr. Jorge Vieira; o procurador Ivan Luiz; entre outros.

O evento contou ainda com a palestra magna do vice-reitor e pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, que falou sobre o tema: “Memória e Atualidade do Direito no Cesmac”.

O Mestrado Acadêmico em Direito tem como objetivo principal qualificar os profissionais do direito com base no estudo interdisciplinar das relações entre a tutela dos bens jurídicos, as novas tecnologias e o desenvolvimento social. O objetivo é fornecer ao egresso os instrumentos necessários para uma reflexão crítica sobre a relações jurídicas e as transformações sociais induzidas pelas novas tecnologias e de como essas mudanças impactam na sociedade local e regional.
Em uma região do país que apresenta índices de desenvolvimento humano e social ainda muito baixos, o egresso do curso deve ser capaz de analisar as consequências que as novas tecnologias e os saberes em rede produzem para o acesso à justiça, a proteção dos direitos fundamentais e, sobretudo, para a adoção de políticas públicas capazes de reduzir as profundadas desigualdades sociais da região.

A aula inaugural recebeu os seguintes alunos:
Alane Torres Calet Galdino
Anna Luísa Maruqes de Albuquerque