Políticas Públicas para mulheres no estado de Alagoas é destaque de mais uma defesa de dissertação no Mestrado em Direito do Cesmac

Pesquisa busca efetivação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5, que diz respeito ao direito à igualdade de gênero

16/12/2022 às 11h48

A mestranda Suhed Acioli Mansur Lopes, vai defender o trabalho intitulado: “Políticas Públicas para Mulheres no Estado de Alagoas: uma abordagem jurídica para a criação do primeiro plano estadual de políticas públicas no setor”, com orientação do Prof. Dr. Fábio Lins de Lessa Carvalho. O Mestrado tem a coordenação do Prof. Dr. Fernando Amorim, e vice coordenação do Prof. Dr. Lean Araújo.
“Pesquisar sobre Políticas Públicas para Mulheres no meu Estado, em busca da efetivação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5, que diz respeito ao direito à igualdade de gênero, representa primeiro, a possibilidade de acender a luz sobre esse tema que faz parte da Agenda 2030, compromisso internacional do Brasil, trazendo possíveis soluções para a nossa realidade e segundo, através do Programa de Mestrado do Cesmac, e o apoio da FAPEAL, contribuir com o desenvolvimento de mais pesquisas sobre o tema em nosso Estado”, detalha a mestranda.

Suhed destaca ainda a importância da pesquisa em todo esse processo. “Acredito que a pesquisa é a semente da mudança. Ela aponta caminhos, antes desconhecidos e nos leva ao desenvolvimento como seres humanos e como sociedade. O Cesmac acreditou em mim como pesquisadora e enxergou a importância desse tema desde a Seleção do mestrado, mostrando que o programa está atento à relevância da discussão, e através da experiência e expertise dos professores que compõem o programa, pela brilhante atuação do meu orientador nesse caminho, conseguimos estabelecer bases de excelência para o desenvolvimento dessa pesquisa”.

Inscrições abertas para próxima turma
O Edital do processo seletivo para a Turma III - 2023 do curso de Mestrado Acadêmico em Direito do Cesmac já disponível.  As inscrições seguem até o dia 31 de janeiro de 2023. Estão sendo ofertadas 22 vagas, sendo duas destinadas exclusivamente a candidatos egressos do Programa de Iniciação Científica do curso de Direito do Centro Universitário Cesmac.
As Etapas do Processo Seletivo, incluem: Avaliação do Projeto de Pesquisa (Eliminatória); Entrevista sobre o Projeto de Pesquisa (Classificatória); Prova de Idioma (Classificatória); e ainda Análise de Curriculum Vitae (Classificatória para Desempate). O início das aulas está previsto para março de 2023. As Linhas de Pesquisa são: I - Contemporaneidade, Sociedade da Informação e Transformações das Relações Jurídicas Privadas; e II - Tutela dos Bens Jurídicos, Políticas Públicas e Desenvolvimento.
O curso, que conta com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem o objetivo principal de qualificar os profissionais do Direito com base no estudo interdisciplinar das relações entre a tutela dos bens jurídicos, novas tecnologias e desenvolvimento social. Acesse o link para conhecer mais detalhes: https://www.cesmac.edu.br/mestrado-em-direito/  .