Apresentação Relatórios Finais Programa Semente de Iniciação Científica – PSIC

Trabalhos apresentados pelos alunos dos Mestrados Profissionais Pesquisa em Saúde e Análise de Sistemas Ambientais

08/04/2019 às 15h35

Cerca de 40 Relatórios Finais estão sendo apresentados em formato de banner hoje, 08, na Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes do Centro Universitário CESMAC. A atividade faz parte do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC).
A etapa contempla as pesquisas realizadas pelos alunos dos Mestrado Profissionais Pesquisa em Saúde e Análise de Sistemas Ambientais, que apresentam os Relatórios Finais da Vigência 2017/2018. De acordo com a Profa. Maria Caroline Acioli, coordenadora do PSIC, “O trabalho continua já com a Vigência 2019/2020 em andamento. Importante destacar que o processo é feito em conjunto das graduações com os mestrados. O aluno da graduação participa com o apoio e com uma ótica diferenciada”, explicou.
Temas envolvendo assuntos como: problemas renais, síndrome de Burnout, automutilação, entre outros, fizeram parte das apresentações dos alunos do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde.  Já o Mestrado Profissional em Análise de Sistemas Ambientais trouxe os seguintes temas: aspectos epidemiológicos das infecções por Arbovirus no estado de Alagoas, avaliação da contaminação ambiental de Lactuca sativa de produção orgânica, qualidade da água disponibilizada ao longo do canal do sertão e diversos outros com temas variados.

PSIC
O Programa Semente de Iniciação Científica – PSIC, foi implantado em 2004 com o objetivo de estimular o desenvolvimento da Iniciação Científica na Instituição e formar jovens pesquisadores. Ao longo do tempo, o processo estabeleceu parcerias com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (PIBIC/CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e Banco Santander.