Cesmac realiza abertura do Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente e Feira de Ciências de Alagoas

V CEMEIA e III FECIAL foram promovidos pela Coordenação do Stricto Sensu e pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais

23/11/2022 às 13h53

Na segunda (21), o Cesmac promoveu a abertura integrada do V Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA) e da III Feira de Ciências de Alagoas (FeCIAL). Os eventos são uma realização da Coordenação do Stricto Sensu, liderada pela Profa. Dra. Aldenir Feitosa, e pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA), coordenado pelo Prof. Dr. Jessé Marques.

Além dos coordenadores, a solenidade de abertura contou com a participação remota do Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico - Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; e demais participações presenciais: Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação - Prof. Dr. Giulliano Anderlini; Coordenador Geral de Extensão - Prof. Dr. Rodrigo Guimarães; Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal - Profa. Dra. Mara Ribeiro; e o Superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos -  Marcelo Ribeiro. Estudantes, professores e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação também prestigiaram o evento.

Durante a abertura, iniciada com a apresentação cultural do Maestro Luiz Martins, foi realizada a palestra magna com o tema “Impacto das ciências ambientais na Agenda 2030 da ONU”, ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio, no formato remoto. O convidado é mestre e doutor em planejamento e gestão organizacional para o desenvolvimento sustentável pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio sandwich em economia social na França e pós-doutorado em ecossocioeconomia, cooperativismo corporativo e ciências ambientais.
Sobre o CEMEIA
O Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA), tem o objetivo de divulgar estudos teóricos e práticos vinculados às questões ambientais para provocar transformações nas pesquisas científicas e tecnológicas sobre a temática, além de oportunizar espaço de formação numa discussão multi e interdisciplinar entre ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente.

Sobre a FeCIAL
A Feira de Ciências de Alagoas (FeCIAL) propõe melhoria da qualidade do ensino de ciências (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Tecnológica). Um dos objetivos é construir, divulgar e adquirir conhecimento baseado em conhecimentos científicos das áreas que envolvem ensino e pesquisa, realizando uma série de atividades possibilitando o estímulo à pesquisa, aprendizagem e inovação em escolas públicas da capital e do interior de Alagoas, reforçando a importância da iniciativa no cenário científico nacional.