Coordenador do PPGASA Cesmac tem pesquisa aprovada em Edital CNPq

A conquista do Prof. Dr. Jessé Marques foi pelo projeto intitulado “Oceanos de plásticos: monitoramento da cadeia produtiva de plástico integrando estratégias de descarte e reciclagem para enfrentamento da poluição”

21/12/2022 às 14h05

O coordenador do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA), do Cesmac, Prof. Dr. Jessé Marques, recebeu aprovação de um importante projeto de pesquisa em edital concorrido do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), envolvendo mais de 30 pesquisadores e parcerias nacionais e internacionais. O projeto intitulado “Oceanos de plásticos: monitoramento da cadeia produtiva de plástico integrando estratégias de descarte e reciclagem para enfrentamento da poluição”, foi avaliado com a nota 9,16 e vai receber do CNPq R$ 900 mil, para o desenvolvimento de estudos e realização de ações com a presença de pesquisadores do Brasil e do mundo.
Outra conquista, também pelo CNPq por meio de edital, foi o enquadramento do docente na categoria de pesquisador com bolsa de produtividade, com o projeto “Lixo marinho: agregado de polímeros reciclados para a produção sustentável de artefatos de concreto”. Os resultados traduzem a qualidade das pesquisas e pesquisadores do Cesmac e de Alagoas, com conquistas em agências de fomento nacionais, mesmo com todas as restrições orçamentárias e financeiras enfrentadas. O reflexo também é fruto da importante parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Essa semana o Prof. Dr. Jessé Marques foi recebido pelo diretor-presidente do órgão Dr. Fábio Guedes Gomes, em agradecimento pelas oportunidades que a Fundação tem proporcionado nos últimos anos, com mais de 90 editais públicos lançados pelo governo do estado.
“Nós do PPGASA, junto com mais nove instituições brasileiras e duas internacionais, resolvemos ficar com a área da cadeia produtiva do plástico, desde a origem até o descarte. Juntando metodologias para análise da vida útil do plástico e consequentemente sua dispersão no meio aquático que envolve também áreas alagadas como mangues e lagoas. Vamos aplicar algumas metodologias como análise por satélite das plumas, que são as manchas de plástico que ficam se deslocando nos oceanos, com três pontos de atuação envolvendo os litorais de Alagoas, Ceará e Pernambuco”, detalha o pesquisador.

Jessé destaca ainda: “o mais importante nesse processo é que vamos conseguir destrinchar metodologias de identificação de mesoplástico (plásticos visíveis e atingem as praias), e micro e nanoplásticos (fazem parte da cadeia trófica, encontrados em animais marinhos como tartarugas, peixes e ouriços)”, explica. A pesquisa vai ter ainda um tempo de execução de mais ou menos quatro anos, com realização anual de encontros, por meio de workshop realizado no Cesmac, atraindo pesquisadores de Alagoas e todo Brasil, com convidados internacionais.

Paralelo a isso, todo plástico recolhido e triado nesse processo de pesquisa será direcionado para uma Startup, que vai triturar o material transformando em fibras limpas, substituindo parte da areia e da brita, com o plástico resultante sendo aprisionado em contra pisos, pavimentação e bancos de praças, além cobogós, que serão inspirados na comunidade do Pontal no artesanato bordado de filé.
 
Sobre o PPGASA
O Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA), é dirigido à formação e qualificação de profissionais de alto nível, com habilidades para realizar transferência de conhecimentos para o setor produtivo, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação quanto ao aperfeiçoamento, o planejamento e a avaliação sistemática de processos e produtos relativos às questões ambientais. Este ano, o Mestrado recebeu Nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para os programas de mestrados e doutorados de todo o Brasil. Acesse o link e saiba mais detalhes sobre o Programa: https://www.cesmac.edu.br/ciencias-ambientais/mestrado-profissional-analise-de-sistemas-ambientais
 
 
(Foto de abertura: Créditos Naísia Xavier)