Coordenador do PPGASA/CESMAC toma posse no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI)

Solenidade contou com a presença do prefeito Rui Palmeira e foi realizada na sede da Associação Comercial de Maceió

29/10/2019 às 14h12

O Prof. Dr. Jessé Marques, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análises de Sistemas Ambientais, do Centro Universitário CESMAC, tomou posse no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). A solenidade aconteceu na última semana, na sede da Associação Comercial de Maceió, que fica no bairro histórico de Jaraguá, e contou com a presença do prefeito Rui Palmeira, da secretária de Governança, Íria Almeida, além de outras autoridades.
Na cerimônia foram empossados 36 membros, entre titulares e suplentes, representantes do Poder Executivo Municipal, do setor produtivo e das Instituições de Ensino Superior. O Prof. Dr. Jessé Marques, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análises de Sistemas Ambientais, é o representante do CESMAC no conselho.
De acordo com o docente, “o conselho vai atuar reunindo os seguimentos do primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade, e inclusive as academias. Por meio dos pesquisadores será possível elaborar planos mais robustos de crescimento econômico para Maceió. Nesse contexto, os pesquisadores serão provocados pelas demandas da cidade e junto com o conselho devem realizar tomadas de decisões para ajudar a maximizar a economia de Alagoas, iniciando pela capital. O CESMAC foi acionado pela prefeitura para integrar o órgão”, pontuou. Jessé integra o conselho como titular, justamente com a docente Mayara Andrade (suplente).

Participou ainda da solenidade o coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia – NIT/CESMAC, Prof. João Geraldo, que também integra como titular o conselho pela Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE). Também esteve presente o docente do Núcleo de Robótica do CESMAC, Fernando Pedroza.
O Conselho possui natureza deliberativa, consultiva e propositiva, e tem o objetivo de formular, propor e acompanhar estratégias e ações para promoção da ciência, tecnologia e inovação, bem como políticas de captação e alocação de recursos. A instituição do CMCTI está de acordo com a Lei de Inovação de Maceió, Lei n° 6.902, de 26 de junho de 2019, que institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O evento de posse do Conselho também contou com a palestra “Regramento de Ciência, Tecnologia e Inovação: possibilidades para os ambientes de inovação brasileiros”. Realizada por Carolina Leite Amaral Fontoura, que é assessora jurídica do Parque Tecnológico do Rio de Janeiro há cinco anos.
 
Com informações: Sarah Mendes e Marcondes Leite (estagiários) /Secom Maceió 
Com fotos: Marco Antônio/Secom Maceió