Docente do Cesmac conquista bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Coordenador do PPGASA integra grupo de bolsistas de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq

09/03/2023 às 14h26

O coordenador do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) e docente do Programa de Pós-graduação Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec), do Cesmac, Prof. Dr. Jesse Marques da Silva Junior Pavão, conquistou bolsa de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2. O objetivo das bolsas é valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de trabalhos.
O processo de seleção ocorre por meio de submissão aos termos propostos na Chamada CNPq Nº 03/2021. Entre os critérios estabelecidos para a categoria, o pesquisador deve possuir, no mínimo, três anos de doutorado completos até dezembro de 2021 ou experiência de pelo menos cinco anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia. Para ser contemplado com a seleção, o pesquisador cumpriu os requisitos mais importantes: ter publicações em periódicos com impacto na pesquisa e na sociedade; manutenção da produtividade como pesquisador; além do depósito de patentes, que hoje somam 12 patentes em pouco mais de oito anos.
Para o docente, que atua nos cursos de Agronomia, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Biologia, do Centro Universitário Cesmac, essa conquista “é um presente que eu dou ao Cesmac por ter me dado a oportunidade de ter me tornado um pesquisador e continuar contribuindo com a sociedade, não só de Maceió e de Alagoas, mas do Brasil, com o impacto dos trabalhos e pesquisas publicados”.

Sobre o Pesquisador
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado em Agronomia/Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Agronomia/Fisiologia Vegetal, pela mesma instituição (2009). No mestrado estudou e desenvolveu metodologias para a degradação (quebra) da parede celular em monocotiledôneas usando Protoplastos. Durante o doutoramento estudou a atividade da enzima Fenilalanina Amônio Liase (PAL) relacionada aos processos de lignificação da parede celular. Realizou pós-doutorado no Seed Conservation Department, Royal Botanic Gardens, Kew, Wakehurst Place, West Sussex - England, onde desenvolveu pesquisas para compreender as bases da Tolerância a Dessecação em sementes de espécies nativas. Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Cesmac, atuando nos cursos de Agronomia, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Biologia.
É ainda Coordenador do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais – PPGASA, onde leciona as disciplinas de Fisiologia e Bioquímica de Plantas; Ecologia de Plantas; Anatomia vegetal: estrutural e quantitativa e Microscopia eletrônica de varredura e transmissão. Também é Docente do Programa de Pós-graduação Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal - PPGBiotec. Pesquisador-Chefe do Laboratório de Emergética e Resiliência de Ecossistemas - LERE/CESMAC/UNICAMP. Líder do Grupo de Pesquisa: SocioEco-Economia do Nordeste. Foi Conselheiro Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia (2019-2021). Conselheiro do Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais. Realizou um dos pós-doutorados na Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, onde desenvolveu pesquisas sobre manejo sustentável de plantas daninhas e o comportamento de moléculas herbicidas no ambiente.