Empresa incubada pelo Cesmac participa de eventos de renomes nacionais

Policoncret esteve presente no Rio Innovation Week 2022 e no Bossa Summit 2023

30/03/2023 às 12h01

A empresa Policoncret, que está inserida na incubadora do Programa de Pós-Graduação de Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) do Cesmac, coordenado pelo Prof. Dr. Jessé Marques, participou dos principais eventos de startups, de tecnologia e inovação do país. A empresa de base tecnológica que oferece soluções para transformar ambientes foi convidada para expor seus produtos de concreto não estrutural no Rio Innovation Week 2022, o mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina, e no Bossa Summit 2023, o maior evento do Brasil dedicado a startups e investidores.
Nascida nos laboratórios de pesquisa universitária e com o objetivo de trazer uma solução eficiente para redução da poluição pelo descarte inadequado do plástico, a empresa se classificou nas três fases do Programa Centelha 2 Alagoas e ganhou o Startup NE promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Ventiur Aceleradora. Sendo selecionada pela Ventiur para participar do Rio Innovation Week 2022 ficando entre as 100 melhores startups do Nordeste. A partir do RIW 2022 recebeu o convite para instalação de suas estruturas no Parque Tecnológico da UFRJ, com parceria do Núcleo de Pesquisa em Materiais e Tecnologias de baixo impacto ambiental na construção sustentável – NUMATS, pertencente a Pós-Graduação em Engenharia Civil da COPPE/UFRJ.
Para o coordenador do PPGASA, a participação em eventos dessa magnitude “é uma oportunidade de mostrar ao Brasil o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores alagoanos, uma vez que além de receber visitas do público em geral, os stands também atraem possíveis investidores e sócios”. Atualmente, de acordo com o Prof. Jessé Marques, são 16 estudantes desenvolvendo pesquisas em níveis de graduação e de pós-graduação. Além disso, através do trabalho desenvolvido pela Policoncret, diversos alunos têm bolsas de pesquisas financiadas pelo CNPq e pela Capes, conquistadas via editais.

Rio Innovation Week 2022
O Rio Innovation Week é o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, a edição 2022 foi realizada de 8 a 11 de novembro no Píer Mauá, na região portuária do Rio. É um evento para todos os players do varejo, tecnologia, empreendedorismo e inovação - empreendedores, investidores, estudantes, pesquisadores, agricultores, executivos e representantes do governo - compartilhando experiências e conhecimento, debatendo e apresentando novas estratégias para os negócios, o futuro das profissões e da educação, impulsionando negócios, ideias e startups.

Bossa Summit 2023
O Bossa Summit é considerado o maior evento do Brasil dedicado a startups e investidores. Realizado em 23 e 24 de março de 2023 em São Paulo, é um movimento para acelerar o mercado de investimentos em startups conectando e capacitando o ecossistema. No evento, os participantes têm a oportunidade de unir propósitos, fechar negócios, presenciar palestras transformadoras com cases reais e tendências do mercado.

Sobre a Policoncret
A Policoncret atua nas áreas de construção civil, arquitetura e designer, através da criação de uma tecnologia inovadora baseada na produção de artefatos de concreto com percentuais de substituição de agregados naturais (areia e brita) por polímeros (plásticos) triturados e incorporados ao concreto. Trata-se da transformação de lixo plástico oceânico em concreto ecológico não estrutural, como bancos de praça, meio-fio e, como principal produto, os cobogós, que são elementos vazados que trazem luminosidade para os ambientes e são inspirados no filé, bordado tipicamente alagoano.