Matéria Especial: Mestrado Profissional em Análises de Sistemas Ambientais do CESMAC abrange diversas áreas de formação

29/04/2019 às 16h41

Mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para capacitação de profissionais das diversas áreas do conhecimento. É direcionado àqueles que visam a gestão, produção e aplicação do conhecimento orientado para a pesquisa aplicada, evolução no setor tecnológico, a resolução de problemas e principalmente, a inovação. Outro fator importante é a relação dessa modalidade de mestrado com as políticas públicas, pois o conhecimento adquirido poderá contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico, científico-tecnológico e cultural do meio em que se vive.
O Centro Universitário CESMAC, por meio do Programa de Pós-Graduação em Análises de Sistemas Ambientais, forma profissionais com habilidades para atuar na aplicação do conhecimento no setor produtivo, por intermédio de pesquisas científicas e inovação, além de planejar sistematicamente processos e produtos relacionados com as questões ambientais.
O coordenador do curso é o professor doutor Jessé Marques, ele conta que apesar de jovem, o mestrado busca alcançar patamares altos e se tornar referência em pesquisas acerca de assuntos das ciências ambientais.

“Prezamos pelo caráter qualitativo de nossas pesquisas, pois além de estarmos formando analistas ambientais, queremos que esses projetos sejam usados e se tornem antídotos para resolução de problemas de cunho local e regional”, afirmou. O docente destaca que as parcerias que o curso tem são o diferencial.   “As parcerias sólidas que mantemos com alguns órgãos nos permitem ter um ambiente ainda mais propício e estruturado para o aluno desenvolver suas pesquisas”.
As instituições que o programa mantêm parceria são o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Universidade de Campinas (UNICAMP), que por meio do professor doutor Enrique Ortega, uma referência na área emergética, desenvolve em conjunto com a equipe do mestrado, estudos sobre emergia e resiliência de ecossistemas.
O fato do programa abranger diversas áreas de atuação, permite a inserção de graduados em diferentes cursos. O professor e contador por formação Matheus Rodrigues de Pontes Bomfim é aluno do mestrado e confessa que tinha receio quando resolveu iniciar o curso, mas analisando as linhas de pesquisa, percebeu que existia uma conexão entre a contabilidade e o meio ambiente. “Quando passei a entender que eu poderia relacionar a contabilidade, contabilidade ambiental, matriz emergética e ecossistemas, adentrei na pesquisa sobre a quantificação do custo financeiro que tudo isso envolve. A pesquisa pode auxiliar empresas a se tornarem mais responsáveis ambientalmente, sendo apresentando a elas dados contábeis sobre o mau uso dos recursos naturais e o quanto isso pode custar”, afirmou.

A pesquisa realizada por Matheus, alinhada com a proposta do mestrado profissional, pretende ser instrumento para que empresas possam controlar o uso de recursos, reestruturar ecossistemas e consequentemente, se tornarem responsáveis ambientalmente.
Também mestranda, a egressa Simone Paes Bastos Franco conta que a estrutura da Instituição fez a diferença na escolha do curso. “Sou formada em Farmácia pelo CESMAC e dei continuidade à vida acadêmica concorrendo às vagas e sendo aprovada no Mestrado em Análises de Sistemas Ambientais. Por já conhecer a Instituição, a estrutura dos laboratórios e principalmente o corpo docente, resolvi continuar a pesquisa sobre plantas que iniciei ainda na graduação quando participei do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) como bolsista”, comentou.

O trabalho que Simone está desenvolvendo é focado nas influências físico-químicas do solo nas atividades antioxidantes das plantas e nos seus metabólicos. “Por exemplo, quando um indivíduo usa uma planta medicinal para curar uma dor de cabeça, baseado na pesquisa, ele pode saber exatamente como essa planta pode atuar e como está o seu nível de eficácia na resolução de tal problema”, afirmou. A discente ressaltou a importância de se ter uma boa estrutura para a realização de pesquisas dentro de uma instituição de ensino superior “tenho colegas em outras instituições que passam por dificuldades durante as pesquisas e na realização de experimentos. O CESMAC, juntamente com seus professores e funcionários, facilita a vida de nós pesquisadores dando todo aparato e apoio possíveis”.
O Mestrado Profissional em Análise de Sistemas Ambientais é direcionado a profissionais com curso de graduação completo, comprovado por meio de diploma obtido em Instituição de Educação Superior credenciada pelo MEC, que atuem ou pretendam atuar na área específica ou correlata às Ciências Ambientais. O curso é presencial, tem duração de 24 meses e acontece nos turnos matutino e vespertino no Campus IV - Elias Passos Tenório.
Linhas de Pesquisa
O mestrado possui duas linhas de pesquisa com vários eixos que servem de guia ao aluno, a exemplo da linha em análise ecosocioambiental que conta com os principais eixos norteadores voltados para: Saúde Humana e Ambiental; Educação Ambiental; Gestão Ambiental e Estudos Emergéticos de Ecossistemas. Já a linha de pesquisa em recursos ambientais e tecnologias é mais abrangente e explora os eixos da Química Ambiental; Mudanças Climáticas; Logística Reversa; Destinação Final e/ou Reuso de Resíduos Sólidos, Processos Biotecnológicos; Ecossistemas Aquáticos; Manejo e Restauração de Ambientes Degradados, Anatomia Ecológica e Avaliação Química de Recursos Vegetais.
Para mais informações, entre em contato através dos números (82) 3215-5108 ou 3215-5019.