Mestrados Profissionais Pesquisa em Saúde e Análise de Sistemas Ambientais recebem novos alunos com solenidade do Campus IV do CESMAC

Na Palestra Magna de abertura o Prof. Dr. Fábio Guedes falou sobre “Diagnóstico e Expectativas para a Ciência Brasileira”.

05/04/2019 às 14h37

Cerca de 50 alunos participaram na manhã de hoje, 05, da aula inaugural dos Mestrados Profissionais Pesquisa em Saúde e Análise de Sistemas Ambientais, integrantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário CESMAC.
A solenidade também recebeu convidados como: Dra. Maria de Lourdes de Oliveira Mora (Coordenadora de Saúde Bucal do Estado); Dra. Ângela Sampaio Costa (Presidente da Academia Alagoana de Odontologia); Élio Guzzo (representando a Direção da Unidade de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA) e a Bióloga Maria Domênica Didier Foesrster (Assessoria Técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
A mesa de abertura foi composta pelo Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório e pelos coordenadores do Stricto Sensu – Profa. Dra. Aldenir Feitosa dos santos, Mestrado Pesquisa em Saúde – Profa. Dra. Sonia Maria Soares Ferreira, Mestrado Análise de Sistemas Ambientais – Prof. Dr. Jessé Marques da Silva Júnior Pavão, além dos palestrantes Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) – Prof. Dr. Fábio Guedes Gomes e o Prof. Dr. da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Gustavo Pina Godoy.
A palestra Magna foi proferida pelo Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) – Prof. Dr. Fábio Guedes Gomes, que falou sobre “Diagnóstico e Expectativas para a Ciência Brasileira”.  Já o Prof. Dr. da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Gustavo Pina Godoy, falou sobre "Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: Desafios da Área de Odontologia".

Os Mestrados
O Mestrado Profissional de Pesquisa em Saúde tem as características de um curso de mestrado stricto sensu, desenvolvido sob a supervisão de um orientador. Compreende um conjunto de atividades programadas com estrutura análoga a do mestrado de natureza acadêmica, incluindo temáticas de pesquisa demandadas por setores externos à Instituição, como setor empresarial, de serviço, financeiro, de políticas públicas, entre outros. A pesquisa desenvolvida no mestrado profissional é de natureza aplicada, ou seja, busca um universo de conhecimento mais delimitado e de aplicação a curto e médio prazo.
O Mestrado Profissional Análise de Sistemas Ambientais é dirigido à formação e qualificação de profissionais de alto nível, com habilidades para realizar transferência de conhecimentos para o setor produtivo, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação quanto ao aperfeiçoamento, o planejamento e a avaliação sistemática de processos e produtos relativos às questões ambientais.
O CESMAC oferece ainda: Mestrado Profissional Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, Doutorado em Direito PUCRS, Doutorado em Letras PUCMinas e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento Mackenzie.