PPGASA/CESMAC lança Prêmio “Atitudes Ambientais – Agências de Publicidade 2019”

Iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais, por meio da dissertação de Mestrado da aluna Sue Réginis

14/08/2019 às 11h03

Com o objetivo de reconhecer, incentivar e divulgar ações, boas práticas e projetos de conservação e preservação do meio ambiente nas Agências de Publicidade, o Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais, por meio da aluna Sue Réginis, teve a iniciativa de criar o Prêmio “Atitudes Ambientais – Agências de Publicidade 2019”.
O lançamento oficial aconteceu ontem, 13, no Complexo Acadêmico de Inovação Pedagógica do CESMAC, onde funcionam as chamadas salas invertidas. O prêmio é resultado da dissertação de mestrado da pesquisadora, que é Administradora em Marketing. O tema do estudo é Responsabilidade Ambiental e a Sustentabilidade nas Agências de Publicidade. “A ideia foi não apenas pensar e deixar registrado em projeto, no papel, mas principalmente, fazer algo na prática efetiva, com o intuito de gerar resultados e incentivar a produção e conscientização nas empresas, sobretudo nas agências”, detalha a mestranda.
A iniciativa também pretende gerar impactos positivos internos e externos para os colaboradores das empresas e também para os clientes. Sue explica ainda, que falta muito para ser feito em ações de sustentabilidade, mas o mestrado do CESMAC tem colaborado intensamente para estimular e formar uma postura mais consciente nesse sentido, por reunir profissionais de diversas áreas.
De acordo com a Profa. Dra. Grabriela Vieira de Mello, orientadora do estudo, o trabalho é importante e tem tudo para dar muito certo. “O pensamento da aluna foi justamente avaliar o perfil de sustentabilidade das agências de publicidade em Maceió. Se existiam ações e outros movimentos sustentáveis. O estudo comprovou o quanto ainda é necessário reforçar e estimular esse movimento, com palestras e ensinos indicando ações, tanto pelo ponto de vista da preocupação ambiental, envolvendo o dia a dia da empresa, quanto em campanhas publicitárias”, explicou a docente.

As Agências de Publicidade pesquisadas foram: Artecetera, A Casa, Agência Um, Badoc, Chama Publicidade, Clorus, DAAZ, Duck, EBrother, Escambo, Labox, Mantra, Mestra, Mild, Nativa, Publipix, Six Propaganda, Talento, Tengu, Toró, Voga, Wolf, Yellow Kite.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – ABAP, Hermann Fernandes, que também é da Agência Chama Publicidade, valorizou a iniciativa. “A criação do prêmio é bastante válida e a ABAP abraça esse movimento com muita alegria. Há alguns anos a ABAP tem feito um trabalho de desenvolvimento sustentável dentro das agências do país. Por isso, valorizamos a premiação trazida pelo CESMAC, com a iniciativa da Sue em levar para o mercado local de agências uma semente do sustentável e de boas práticas nesse sentido”, afirmou.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais, Prof. Dr. Jessé Marques, “é uma satisfação enorme o CESMAC sempre protagonizar momentos importantes na sociedade alagoana e essa iniciativa reforça isso. O nosso Mestrado é grandioso por contar com alunos como a Sue, que tem buscado inovações sem a necessidade de muito custo, com a proposta da união das grandes empresas do marketing, da propaganda e da comunicação em geral, se unirem em prol do meio ambiente e da busca de uma melhoria das condições ambientais. Essa união é muito importante para propagar a prática da sustentabilidade da forma mais correta possível”, explicou.
Túlio Guimarães, diretor da Rota Mídia, também participou do lançamento e destacou: “a dinâmica das pessoas hoje e a lógica que a vida moderna proporciona, levam para um consumo mais intenso de alimentos prontos, fast-food, e outros, que consequentemente gera um grande volume de lixo, sem falar nas demais questões que provocam a poluição dos ambientes. Com tudo isso, criar uma premiação que vai incentivar ainda mais para esse olhar sustentável, com certeza é um diferencial e vai gerar muitos benefícios”.
Para o Executivo de Contas da Elemídia Alagoas, Klerison Albuquerque, “a iniciativa se agrega ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo de comunicação, que engloba Elemídia, TV Corporativa e o Publicão, um projeto voltado para essa linha de pensamento, que envolve a questão da ecologia e do bem-estar da população”.
 
Sobre o Prêmio
As inscrições são gratuitas. O período das atividades inicia hoje, 14, seguindo até 04 de outubro de 2019. Para se inscrever no Prêmio “Atitudes Ambientais - Agências de Publicidade 2019”, o participante deve responder ao formulário enviado por e-mail (através da organização do evento) e ter ciência das condições previstas no regulamento do prêmio, além de encaminhar as atividades (ações) e fotos até o dia 04 de outubro de 2019, às 18h.

Para participar, é necessária a apresentação de uma ação ou prática que está sendo realizada pela Agência de Publicidade (com foto do antes e depois, na praça de Maceió – AL, ou em materiais publicitários utilizados por clientes nestas ações. O processo pode ser maximizado por meios de palestras, prêmios, eventos que tragam discussões sobre a relação homem, empresa e meio ambiente, além de mudanças de práticas como: coleta seletiva, descarte correto dos resíduos da empresa, parcerias com cooperativas e empresas recicladoras.
Os participantes serão premiados nas categorias “Melhor Atitude Ambiental das Agências de Publicidade” e “Melhor Campanha Publicitária Ambiental”.  A Cerimônia de Premiação acontece no dia 25 de outubro de 2019, a partir das 17h, no Centro de Convenções – Jaraguá (local previsto, qualquer mudança será informada aos participantes),  durante a programação do Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente – CEMEIA/ PPGASA/CESMAC, evento de caráter técnico, educativo e cultural, que tem o objetivo de envolver diferentes públicos nos diálogos sobre os desafios, os avanços e as alternativas para práticas eficientes e sustentáveis. Outras informações pelo e-mail: suereginis@hotmail.com ou pelo (82) 99111-0052.