PPGASA/CESMAC realiza IV Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente - CEMEIA

Evento acontece de 19 a 24 de outubro, com o tema “Mudanças Climáticas e as Cidades Inteligentes”

02/10/2020 às 15h07

O Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais, do Centro Universitário CESMAC realiza, de 19 a 24 de outubro, o IV Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente - CEMEIA. O evento vai acontecer no formato on-line, com o tema central sobre “Mudanças Climáticas e as Cidades Inteligentes”.
A programação conta com cinco eixos temáticos divididos em: Eixo Temático I - mudanças climáticas e os centros urbanos - Aquecimento global, emissão de CO2 e gases de efeito estufa, consumo de combustíveis fósseis, resíduos sólidos e líquidos urbanos. No Eixo Temático II - mudanças climáticas e as comunidades vulneráveis - Indígenas, quilombolas, agricultores, ribeirinhos, pescadores, marginalizados, assentados, doenças negligenciadas.
No III Eixo, o foco será para as mudanças climáticas e as interferências nos ecossistemas - Terrestres, aquáticos, urbanos. O Eixo Temático IV traz as mudanças climáticas e cidades inteligentes - Construções sustentáveis, logística reversa, supply chain green, e no Eixo Temático V o debate vai ser sobre mudanças climáticas x educação ambiental – Sustentabilidade, preservação e conservação.
O congresso é voltado para pesquisadores, professores e alunos das áreas relacionadas ao meio ambiente e educação. Com mais amplitude do que os primeiros encontros, mas buscando complementar o desenvolvimento da responsabilidade ambiental, conta com palestrantes renomados e pesquisadores de reconhecida competência em relação ao tema central do congresso.
A cerimônia de abertura acontece na segunda (19), a partir das 19h. A programação conta com mesa composta pelo Reitor do CESMAC - Dr. João Rodrigues Sampaio Filho; Vice-Reitor - Dr. Douglas Apratto Tenório; Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-graduação - Dr. Giulliano Anderlini; Coordenadora do Stricto Sensu - Dra. Aldenir Feitosa Santos e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) - Dr. Jessé Marques Pavão. A palestra Magna será com a  Coordenadora da Área de Ciência Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Dra. Jarcilene S. Almeida, que vai falar sobre “Educação Ambiental no Contexto dos Programas de Pós-Graduação no Brasil”.
Acesse https://diabrasi1.wixsite.com/cemeia para inscrições e também outras informações sobre o evento.

Sobre o Congresso
O Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente – CEMEIA, foi criado com objetivo de se tornar referência em divulgação nos estudos teóricos e práticos vinculados às questões ambientais, de modo a provocar transformações nas pesquisas científicas e tecnológicas sobre a temática, além de oportunizar espaço de formação numa discussão multi e interdisciplinar entre Ciência, Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente.
O CEMEIA se configura como um espaço privilegiado para o diálogo entre a pós-graduação, graduação e ensino básico, nas atividades de ensino, extensão e pesquisa de diferentes instituições do Estado de Alagoas, abrangendo a capital e cidades do interior.