PPGASA realiza lançamento do Projeto Oceanos de Plástico

Evento contou com a participação de pesquisadores e acadêmicos do Cesmac

06/06/2023 às 16h16

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) lançou, no último dia  de junho na Sala Invertida do Centro Universitário Cesmac, o marco zero do Projeto Oceanos de Plástico. O Projeto, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo o monitoramento da cadeia produtiva do plástico, integrando estratégias de descarte e reciclagem para enfrentamento da poluição dos oceanos.
O evento, realizado na Semana Internacional do Meio Ambiente, contou com a participação do Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Giulliano Anderlini; da Coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu, Profa. Dra. Evanisa Brum; do Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Marcelo Ribeiro; e do Coordenador do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA), Prof. Dr. Jessé Marques.

O marco zero teve ainda a participação de acadêmicos, professores e pesquisadores nacionais, bem como internacionais, de diversas instituições de ensino que integram o Oceanos de Plástico, os quais participaram remotamente da solenidade.
O coordenador do PPGASA, apresentou mais detalhes sobre o cronograma, os objetivos específicos e a importância do Projeto para a instituição, para o estado de Alagoas, bem como para o país e para o mundo. O Oceanos de Plástico, que tem como objetivo proporcionar a diminuição da poluição marinha e de áreas alagadas, como os mangues, através da definição de estratégias de descarte e de reciclagem do lixo plástico oceânico, conta ainda com o suporte da empresa PoliConcret, focada na produção de artefatos de concreto com adição de polímeros reciclados.
Discursaram na ocasião sobre os pontos focais do projeto Oceanos de Plástico, o Dr. Richard James Ladle, representando a Universidade Federal de Alagoas; a Dra. Juliana Gaeta, da Universidade Federal do Ceará; a Dra. Vanusca Dalosto Jahno, da Universidade Feevale; o Dr. Walber Mendes Gama, da Universidade de Lisboa; e o Dr. Biagio F. Giannetti, da Universidade Paulista.
A equipe de pesquisadores é formada por 61 integrantes, sendo 31 homens e 30 mulheres. Tendo em vista a contextualização e problematização acerca das desigualdades de gêneros na ciência, o que acomete diversas áreas do conhecimento, o Projeto tem como foco a equidade de gênero. Nesse contexto, o Cesmac, está entre as instituições com maior percentual de mulheres, juntamente com a Feevale e UFC.

Ação na Orla da Praia

No último domingo, dia 4 de junho, foram realizadas diversas atividades alusivas ao dia mundial do meio ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Estudantes e professores promoveram uma coleta de lixos pela região da praia da ponta verde, além disso, ocorreram palestras sobre temas ligados ao meio ambiente, apresentações e distribuição de mudas de plantas.