Aluna do MPPS do Cesmac Cria Protocolo de Analgesia de Parto no Hospital Universitário

Roberta Brandão, aluna do Mestrado em Pesquisa em Saúde, cria modelo inovador a ser adotado nacionalmente.

11/03/2024 às 14h51

Focada na inovação em saúde, a médica anestesiologista Roberta Brandão, aluna do Mestrado Profissional em Pesquisa em Saúde do Cesmac, alcançou um marco ao desenvolver um protocolo interprofissional de analgesia para parto normal. Este protocolo, fruto de sua pesquisa de mestrado, representa um avanço no cuidado à saúde da mulher.
Após sua concepção, o protocolo passou por uma validação externa rigorosa, por meio de um instrumento internacional, sendo analisado por diversos especialistas no assunto. A importância desse feito não se limita ao âmbito local, pois o protocolo, ao ser publicizado no site do HUPAA, poderá servir como modelo para outras instituições de saúde em todo o país. Segundo Roberta Brandão, "Na Rede Ebserh não existe um protocolo interprofissional nesse nível. (...) Dessa forma, o HUPAA poderá lançar um modelo que será utilizado nacionalmente".
Para a efetiva implementação do protocolo, uma capacitação será realizada com mais de 200 profissionais do HUPAA que atuam na assistência à gestante. Além disso, foi aprovada a compra de novos equipamentos utilizadas na analgesia, que, de acordo com a médica anestesiologista, tornará o HUPAA o primeiro hospital de Alagoas a adotar esses equipamentos. Com muito orgulho, a Profa. Dra. Sonia Ferreira, coordenadora MPPS, enfatiza “A Roberta foi uma excelente aluna. (...) Eu tenho certeza mudará a realidade de muitas mulheres no estado de Alagoas e no Brasil. Estamos muito felizes por tudo que a Dra. Roberta produziu e que ainda está produzindo”.