“Mestrado Profissional: Desafios e Potencialidades” é tema de aula inaugural da turma XI

Assunto foi debatido pelo Prof. Dr. Marcelo de Castro Meneghin Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP)

16/11/2022 às 10h47

O Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS), do Cesmac, recebeu a turma XI, na sexta (11), com uma programação especial, incluindo palestra, apresentação cultural, repasse de informações importantes e entrega de kits. O momento foi marcado pela fala de abertura do vice-reitor e pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, no formato remoto, destacando a importância e trajetória do MPP na Instituição.

A abertura também foi marcada pela apresentação do Maestro Luiz Martins, regente do Coral Cesmac, que integra a Extensão Universitária da IES. Teve ainda as falas de boas-vindas do Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Giulliano Anderlini; além da Coordenadora do MPP/Cesmac, Profa. Dra. Sonia Ferreira.

A aula inaugural recebeu a palestra, também no formato remoto, do Prof. Dr. Marcelo de Castro Meneghin, que tratou sobre o tema “Mestrado Profissional: Desafios e Potencialidades”. O convidado é graduado em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), mestre e doutor em odontologia preventiva e social, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), livre docente pela Fop-UNICAMP. Atualmente é professor associado da Fop no Departamento Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, entre as funções administrativas foi coordenador associado de graduação e diretor associado da FopUNICAMP. Docente permanente do PPG - odontologia (conceito 7- Capes) e do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde Coletiva (conceito 5- capes), tem experiência nas seguintes áreas: epidemiologia, epidemiologia e ortodontia, cárie e fluorose dentária, políticas públicas em saúde bucal coletiva e interação ensino – serviço.

Sobre o MPP

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, atua de maneira estratégica na produção de uma política formativa com impacto direto na rede de saúde e de educação do estado de Alagoas. O MPP busca qualificar as práticas de investigação com respostas aplicáveis aos diversos cenários e níveis de complexidade de atenção à saúde na interface da produção tanto de pesquisas laboratoriais, quanto de pesquisas sociais e comunitárias. O Mestrado conta com docentes com bolsa produtividade pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com professores que compõem a lista no ranking de produtividade de nível internacional. Desenvolve projetos vinculados ao Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Na recente avaliação da Capes o programa recebeu a nota 4, num índice que valora até nota máxima 5, ou seja, nesses dez anos o MPPS faz a diferença na pesquisa em saúde no estado. Com a turma XI o Mestrado segue construindo história em Alagoas. Acesse o link e saiba mais: https://www.cesmac.edu.br/ciencias-agrarias-biologicas-e-da-saude/mestrado-profissional-pesquisa-em-saude