Abertura da Pós Educação Especial Inclusiva do Cesmac destaca desafios e perspectivas na/para formação de educadores

O tema foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Rafael Ernesto Arruda Santos, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

26/07/2021 às 17h34

Curso de Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva (turma especial 2021.2) do Cesmac, coordenado pelos professores especialistas David Oliveira e Elisângela Silva. A especialização foi desenvolvida para capacitar profissional e academicamente pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais e demais profissionais graduados, que tenham interesse no tema.

A demanda por profissionais qualificados para trabalhar em contextos educacionais inclusivos se faz cada vez mais presente. As escolas, sejam de educação infantil, ensino fundamental, médio, técnicas, superior, privadas ou públicas, estão sendo desafiadas pela diferença. A iniciativa destaca ainda que os Educadores precisam se dispor a dialogar sobre a inclusão, acolher e desenvolver ações voltadas para a permanência de todos os estudantes. Recebendo alunos da capital e do interior de Alagoas, o curso tem o objetivo de contribuir para que o profissional elabore, implemente e avalie propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores da escola para todos.

“A Educação Especial e Inclusiva deve fazer parte de uma agenda permanente, sobretudo porque vivemos num modus operandi da desigualdade social e, em muitos casos, tal problema acaba sendo "naturalizado" em diversificadas práticas, a exemplo da prática educativa. É preciso que tenhamos cada vez mais profissionais especializados a contemplar um público socialmente esquecido, ignorado e rejeitado em muitas instituições sob o pretexto de não existir acessibilidade estrutural e profissional que contemple aquele dado perfil de aluno. O Cesmac entende que é preciso contribuir para uma nação melhor, onde as pessoas possam se sentir iguais sendo diferentes, razão por que se fez tão necessária a oferta desta Pós-graduação”, reflete o Prof. Esp. David Oliveira.
A solenidade de abertura contou com a participação do Maestro Luiz Martins, regente do Coral Cesmac, que faz parte da Extensão Universitária da Instituição, coordenada pelo Prof. Dr. Rodrigo Guimarães. Luiz se apresentou acompanhado do integrante do coral Emanuel Lima, encantando todo o público.

Teve ainda a participação da Profa. Esp. Juliana Pereira – Coordenadora Geral da Pós-Graduação Lato Sensu, que no ato representou o coordenador geral de Pesquisa e Pós-Graduação do Cesmac Prof. Dr. Giulliano Anderline, para as boas-vindas.

 
Aula Magna
A solenidade de abertura aconteceu no Complexo e Inovações Pedagógicas – Sala Invertida 01, na quinta (22), com a presença dos alunos e professores do curso. A Aula Magna foi com o Prof. Dr. Rafael Ernesto Arruda Santos, que tratou sobre o tema: “Desafios e Perspectivas na/para Formação de Educadores em Educação Especial e Inclusiva”.

O convidado é graduado em psicologia pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE); Mestre em psicologia experimental pelo programa de pós-graduação em pesquisa e teoria do comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor pelo programa de pós-graduação em educação especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor universitário de psicologia e psicologia experimental nos centros universitários Cesmac e Uninassau, em Maceió/Al.

É ainda membro pesquisador do laboratório de análise do comportamento e educação especial (Lacede) na UFSCar; conselheiro consultivo da Jac-Manaus - Jornada de Análise do Comportamento em Manaus; conselheiro fiscal da Associação Brasileira de Ciências Comportamentais; membro do Instituto de Análise do Comportamento em Alagoas e Caiçara; realizou vários cursos e palestras sobre análise do comportamento e tem artigos publicados sobre o tema e ainda surdez/ surdocegueira e produção de conhecimento na educação especial; além de fundador do projeto de desenvolvimento pessoal Experimentare e um dos fundadores da análise do comportamento bilíngue.