Alunos da Escola SESI Cambona participam do Programa CESMAC 360º

Na visita o grupo conheceu laboratórios, clínicas, biblioteca e galeria de arte

18/11/2019 às 13h56

Na última semana o Centro Universitário CESMAC recebeu duas turmas da Escola SESI Cambona no Programa CESMAC 360º.  O roteiro contou com recepção no auditório João Sampaio, que fica no Campus I, com exibição de vídeo e explicação sobre o programa e a Instituição.
Em seguida, o grupo conheceu o Laboratório de Anatomia e toda novidade com relação a tecnologia utilizada nas aulas da área de saúde, com a coordenadora dos Laboratórios Marcileide Santos, que explicou sobre cada um dos espaços. Como é o caso da tela Maxpad, que oferece exclusivo sistema de geração de relatórios, onde os discentes e docentes podem incluir as mais variadas imagens em 2D e 3D, anotações especiais e conclusões sobre o estudo, gerando laudos técnicos em segundos, além conta ainda com os óculos de realidade virtual.

No Laboratório de Habilidades, o grupo ficou perplexo com os simuladores de pacientes reais. O Cesmac é o primeiro centro universitário no Brasil a obter o Simulador Obstétrico LUCINA AR com Hololens (realidade aumentada) e está entre os 10 primeiros em âmbito nacional a ter o CAE APOLLO - Simulador de paciente real adulto de alta fidelidade, interativo com respiração espontânea e respostas fisiológicas automáticas, além do BABYSIM simulador de paciente real, bebê de alta fidelidade interativo com respiração espontânea e respostas fisiológicas. No momento da visita os alunos acompanharam a simulação de um parto normal.

Outro local foi no Laboratório de Microscopia, onde o grupo pôde conferir uma aula de Hematologia, com a Profa. Chiara Marinho, que também coordena a graduação. Depois foi a vez de conhecer a Biblioteca Central Craveiro Costa, com as explicações da Bibliotecária Eliete Souza e do colaborador Edson Dionísio. A visita foi encerrada na Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, onde os alunos conferiram a Exposição Padre Teófanes: Educar para Elevar, que apresenta a trajetória do grande educador alagoano e também criador do CESMAC.

Segundo a coordenadora da turma Escola SESI Cambona Iris Sabrina, “é muito importante essa aproximação da realidade e da prática do que é vivenciado dentro da universidade. Um projeto como esse esclarece dúvidas, direciona, auxilia no processo de escolha da profissão, entre outros benefícios. A impressão da visita é das melhores, pois fiquei muito satisfeita pela proposta e disponibilidade do CESMAC em permitir que os alunos tivessem essa vivência tão próxima. Estamos muito gratos pela oportunidade e pela abertura”, afirmou. A visita também foi acompanhada pela auxiliar de disciplina Sayonara dos Santos Silva.
Para Jaciane Celestino, que pretende fazer vestibular para Biomedicina, “a experiência foi incrível, pois eu não esperava ver toda essa estrutura e método que o CESMAC apresentou. Realmente estou impressionada, a visita está sendo muito importante para me ajudar a escolher a ”, declarou.

Programa Cesmac 360º
A iniciativa e uma atividade de relacionamento que aproxima a Instituição da comunidade. A proposta é oferecer benefícios e diferenciais do Centro Universitário para contribuir com a qualificação de alunos e profissionais, oferecendo toda a estrutura da Instituição.
O objetivo do Programa é estreitar o contato com escolas, cursinhos, empresas e órgãos públicos oferecendo visita nas instalações; palestras com diversos temas; espaços para aula; teste vocacional dentre outras atividades que contribuam com a orientação dos profissionais (empresas/órgãos públicos) e alunos em relação aos cursos superiores, profissões e mercado de trabalho.