Aula inaugural dos Programas de Residência Médica do CESMAC

Os alunos das Residências em Medicina do Trabalho e Medicina de Família e Comunidade, foram recepcionados pela Reitoria e também com palestra do professor da UFAL, Juraci Roberto Lima

06/03/2020 às 13h30

No início desta semana a Comissão de Residência Médica – COREME/CESMAC, coordenada pela Profa. Marilurdes Monteiro Barros, realizou a aula inaugural para recepcionar os novos alunos dos Programas de Residência Médica da Instituição.
O momento recebeu os novos alunos da Residência em Medicina do Trabalho – coordenada também pela Profa. Marilurdes Monteiro, e da Residência em Medicina de Família e Comunidade – coordenada pela Profa. Maria Deysiane Porto Araújo.

A solenidade aconteceu no Complexo de Inovações Pedagógicas do Centro Universitário CESMAC, com a presença do vice-reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, que destacou a importância do momento. “Estamos vivendo uma experiência enriquecedora com nossos Programas de Residência Médica. Receber os novos alunos nos deixa muito satisfeitos e certos de que o trabalho está sendo feito de forma primorosa, pois estamos tendo crescimento na procura das vagas”, reforçou.

Também participaram da abertura, entre outras presenças, o Coordenador Geral de Pós-Graduação e Pesquisa – Prof. Dr. Giulliano Anderli, a Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu – Profa. Juliana Pereira e ainda o Conselheiro da Fundação Educacional Jayme de Altavila e que na cerimônia representou o curso de Medicina – Dr. Pedro Alves, além da Coordenadora Adjunta Acadêmica do curso de Medicina – Profa. Ivonilda Maia.

A recepção contou ainda com a palestra do professor da Universidade Federal de Alagoas, Juraci Roberto Lima. O convidado possui graduação em Medicina pela UFAL, pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade e em Medicina do Trabalho, tem experiência na área de Saúde Coletiva – com ênfase em Medicina de Família e Comunidade. Atualmente é professor auxiliar concursado do Eixo de Aproximação à Prática Médica e Comunidade da Faculdade de Medicina da UFAL - na disciplina Saúde e Sociedade VII e ainda está cursando Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE - um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família. O mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída de 22 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz.

Com propriedade, o médico ministrou uma palestra sobre os dois programas de residência, tanto em Medicina do Trabalho, quanto em Medicina de Família e Comunidade. Confira abaixo a lista com os nomes dos novos alunos de cada programa:

Residentes do Programa de Medicina do Trabalho

• Ana Luisa Viana de Noronha
  • Renato Cavalcanti Barreto

Residentes do Programa de Medicina de Família e Comunidade

• Cleide de Sousa Araújo
  • Marina de Castro Correia Andrade
  • Leila Arroxellas Paredes
  • Lucas Fragoso Calheiros Lins
  • Cintia de Fátima Vieira

Acesse https://www.cesmac.edu.br/residenciamedica e conheça mais detalhes sobre o programa.