04/12/2025 às 16h49
No dia 02 de dezembro, a Coordenadora da Pós-graduação lato sensu do Cesmac, Profa. Juliana Pereira, e a Profa. Karina Barbosa Franco representaram a instituição em Brasília/DF durante o Seminário promovido pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que discutiu as Novas Diretrizes do Parecer CNE/CES n. 637/2025 para os cursos de especialização.
O encontro reuniu gestores, especialistas e representantes de instituições de ensino superior de todo o país, com o objetivo de apresentar os impactos, as exigências e os prazos de transição estabelecidos no documento. Caso o Parecer seja homologado, uma nova Resolução substituirá a atual Resolução CNE/CES n. 1/2018, redefinindo os parâmetros regulatórios das especializações no Brasil.
Antes do seminário presencial, já haviam sido realizadas duas webinars, promovidas pela Semesp e pela HoperEducação, com participação ativa da Conselheira Relatora Mônica Sapucaia e do Presidente da Comissão, Conselheiro Celso Niskier. Juliana e Karina também acompanharam esses encontros virtuais, reforçando o compromisso do Cesmac com o entendimento completo das mudanças em discussão.
Segundo a equipe da Pós-graduação lato sensu, esses momentos de diálogo e atualização são fundamentais para que as Instituições de Ensino Superior compreendam o novo cenário regulatório e se preparem para atender às exigências previstas. No caso do Cesmac, a instituição já cumpre plenamente os requisitos apontados no Parecer, o que reforça a solidez da qualidade ofertada em seus cursos de especialização.
A coordenação também informou que continuará acompanhando de perto todas as tratativas relacionadas ao tema. As discussões serão aprofundadas durante a Jornada Pedagógica do Cesmac em 2026, quando os coordenadores dos cursos de especialização terão um momento dedicado exclusivamente à análise das mudanças e seus impactos acadêmicos.
Ainda no dia 02/12, as professoras também participaram, na sede da ABMES, do lançamento do livro organizado pela Profa. Dra. Iara de Xavier, intitulado “Inteligência Artificial e Educação Superior: caminhos estratégicos para um futuro ético e inovador”, publicado pela Editora Edux21, que aborda perspectivas e desafios da IA no ensino superior.
A participação do Cesmac reforça o compromisso institucional com a inovação, a qualidade acadêmica e o alinhamento às discussões nacionais que orientam o futuro da educação superior no país.