
30/09/2025 às 11h00
O Centro Universitário Cesmac realizou, nesta terça-feira, 30 de setembro, mais uma edição do “Abraço em Volta do Campus I”, gesto simbólico em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A mobilização convidou toda a comunidade acadêmica a vestir amarelo e participar desse momento de afeto coletivo.
A ação integrou a programação contínua do Programa de Saúde Mental do Cesmac, que acontece ao longo de todo o ano de forma articulada entre graduação, apoio ao discente, extensão e formações específicas. Durante o mês de setembro, as atividades foram intensificadas, como rodas de conversa, campanhas de sensibilização e encontros formativos voltados à valorização da vida e ao fortalecimento de uma cultura de acolhimento.
Segundo a professora Fabiana Aires Suruagy, coordenadora do Centro de Inovação Pedagógica e Formativa e responsável pelas formações, a iniciativa foi um convite ao diálogo e à união. “Estamos implantando cada vez mais essa prática de acolhimento para que gestores, professores, alunos e colaboradores se sintam parte de uma comunidade acadêmica que valoriza a vida e promove equidade. O abraço simboliza essa rede de apoio e cuidado que queremos fortalecer”, destacou.
Mais do que um ato simbólico, o Abraço em Volta do Campus traduziu o compromisso permanente do Cesmac em promover um ambiente acadêmico mais humano, inclusivo e solidário. Afinal, como reforçou a campanha, um abraço pode salvar vidas.