Evento HANDS ON vai apresentar a Medicina na prática

A iniciativa é do Centro Acadêmico 21 de julho, com o apoio do curso de Medicina do Cesmac

17/03/2023 às 14h08

O evento intitulado “HANDS ON”, será promovido pelo Centro Acadêmico 21 de julho, do curso de Medicina do Cesmac, com o apoio da coordenação na graduação. A iniciativa é totalmente voltada para a prática e a correlação das patologias com a realidade do dia a dia. A programação vai contar com aulas teóricas, ministradas por médicos especialistas nas áreas; aulas práticas, com a presença de monitores para a atenção máxima à execução dos procedimentos; e ainda simulado totalmente prático, possibilitando a aplicação do conteúdo que será proporcionado ao longo das aulas.

O evento inicia na segunda (21), a partir das 19h, e segue até sexta (24), com aulas teóricas  e práticas no Complexo de Inovações Pedagógicas – Sala Invertida, e também no Laboratórios do Campus I.  As aulas terão o seguintes temas e especialistas: Tromboembolismo Pulmonar - Dr. Bruno Veloso / Cirurgião Vascular; Intubação Orotraqueal - Dra. Janaina Diegues e Dr. Fellipe Lira /Anestesistas; Sutura - Dr. Álvaro Bulhões / Cirurgião Geral; Suporte Básico de Vida - Dr. Luiz Mansur / Cirurgião Geral; Suporte Básico de Vida - Dr. Rodrigo Nicácio / Cardiologista; ABCDE do trauma - Dr. Felipe Azambuja / Cirurgião do Trauma; Crises hipertensivas - Dr. Gláucio Mauren / Cirurgião Cardiovascular; e ainda Sutura - Dra. Ana Carolina Pastl / Cirurgiã de Cabeça e pescoço.

De acordo com Victor Felipe Rodrigues Rego, Secretário do Centro Acadêmico 21 de Julho e Acadêmico do quarto período de Medicina, “ o Hands ON tem como objetivo promover o ensino e prática de temas relacionados às principais emergências clínicas e cirúrgicas do cotidiano médico, através de aulas teóricas e práticas, para os acadêmicos de medicina de diversos períodos, com simulados, aulas ministradas por médicos especialistas, visto a área de emergências médicas é uma necessidade para qualquer médico, independente da especialização que ele for seguir”, detalha.
O acadêmico, afirma ainda, que “o evento contará com emissão de certificado de 20 horas no final do curso, o que é válido de forma acadêmica não só para a instituição, mas também posteriormente para processos seletivos de residência médica. Com esse intuito, o Centro acadêmico, através de uma comissão organizadora, reuniu professores e monitores para fazer o evento acontecer”, reforça.
A gestão atual do CA 21 de julho, conta com a seguinte composição: Alba Letícia Peixoto Medeiros – Presidente; Clarissa Maria Tito Beltrão - Vice-presidente; Victor Felipe Rodrigues Rego – Secretário; José Rodrigues de Paiva Neto – Tesoureiro; Julia Quintiliano Bomfim e Denise Padilha Abs de Almeida - Coordenação Infraestrutura; Kalline Torres de Castro Santos e Letícia Brêda Rêgo Machado - Coordenação de Extensão e Ação Social; Letícia Maria Santiago Silvério - Coordenação de Estágios e Vivências;  Victória Nágila Gonçalves Pacheco - Coordenação de Educação Médica e Assistência Estudantil; Lívia Lorena Santos Moura e Edlaine Albino da Silva Soares - Coordenação de Comunicação e Cultura; além de Robson Natário Silveira Filho - Coordenação de Políticas de Saúde.
Também integram a organização do evento os acadêmicos de Medicina: Ana Luiza da Silva, Antônio Valença, Ashley Beatriz, Maria Paula Pacífico, Murilo Resende, Rafael Remígio, Victor Holanda, Vinícius Galindo e Wedson Silveira. O HANDS ON também conta os monitores na área de Sutura: Denise Padilha Abs de Almeida, Robson Natário Silveira Filho, Julia Quintiliano Bomfim, Lívia Lorena Santos Moura, Leticia Maria Santiago Silvério, Vinícius Matheus Magalhães Galindo, Ashley Beatriz de Arroxelas Tenório, Ana Luíza da Silva de Oliveira, Antônio Carlos Ramos Valença, Murilo de Oliveira Resende Neto, Wedson Silveira Santos, Victória Nágila Gonçalves Pacheco e ainda Alba Letícia Peixoto Medeiros.
Já na área de IOT são: Julia Quintiliano Bomfim, Lívia Lorena Santos Moura, José Rodrigues de Paiva Neto, Victor Manoel Teixeira de Holanda Mendonça, Gabriela Lima Rocha Sotero e Rafael Souza Remígio. Para ABCDE, o evento vai contar com a seguinte equipe de monitoria: Edlaine Albino da Silva Soares, Kalline Torres de Castro Santos, Robson Natário Silveira Filho, Denise Padilha Abs de Almeida, Murilo de Oliveira Resende Neto e Maria Paula Barreiros de Azevedo Pacífico.
Acompanhe outras informações e iniciativas do Centro Acadêmico 21 de julho no Instagram: @ca21dejulhocesmac. Acesse o link para inscrições: https://doity.com.br/hands-on-1 .