Exposição Científica de Pesquisas Integradas Educ. Superior/Educ. Básica

Explorando fronteiras: Conexões entre a educação superior e a educação básica na Exposição Científica

17/04/2024 às 16h08

A Coordenação Geral de Integração Educação Superior (ES) / Educação Básica (EB) do Centro Universitário CESMAC, por meio do PROGRAMA FAÇA CIÊNCIA NA ESCOLA, realizou no dia 05 de abril a Exposição Científica de Pesquisas Integradas Educ. Superior/Educ. Básica. O programa tem como objetivo incentivar a pesquisa nas escolas através da aproximação entre o ES e a EB.
Nesta exposição foram apresentados por alunos da educação básica, 20 projetos de pesquisa – categoria Iniciação Científica Júnior (ICJ), financiados pelo CNPq/MCTIC e, selecionados na 4ª edição da Feira de Ciências de Alagoas (FECiAL), “Ações para o fortalecimento da educação ambiental nas escolas”, ocorrido na instituição em novembro de 2023. Os projetos estão sendo desenvolvidos em escolas públicas e privadas de Maceió, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Arapiraca e Palmeira dos Índios, através da parceria firmada entre o CESMMAC e as escolas da educação básica.
No evento também ocorreu a apresentação em conjunto realizada por alunos da EB e dos cursos de graduação do CESMAC e da Uncisal, dos resultados parciais das 05 pesquisas – categoria Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI A e B) – fomentados pelo CNPq, através do Projeto Plásticos nos Oceanos do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA).
A exposição, ocorrida no Complexo de Inovação Pedagógica do CESMAC, contou com a presença do excelentíssimo Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; do Secretário Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, Álvaro Leiva dos Santos e a sua Coord. Mun. dos Anos Finais da SEMED São Miguel dos Campos, Irineide Ferreira dos Santos Silva; do Coordenador da Formação Continuada da SEMED Palmeira dos Índios, José Edson Brito de Almeida e sua equipe: Coordenadora Pedagógica, Eliane Oliveira das Neves; Coordenadora de Avaliações Externas, Jullyanna Cavalcante de Oliveira; Formador de Ciências da Natureza, José Edmilson dos Santos; Gerente do Núcleo de Desenvolvimento Científico da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Janice Gomes Cavalcante e a Técnica Educacional do Núcleo de Desenvolvimento Científico da SEMED Arapiraca, Janaína Kivia Alves Lima. A equipe PROAD foi representada pela Pró-Reitora Acadêmica Adjunta prof.ª Dr.ª Claudia Cristina Silva Medeiros e seus dos coordenadores gerais. O evento também contou com a participação de docentes e discente do PPGASA.
De acordo com a Coordenadora Geral de Integração Educação Superior/ Educação Básica do Centro Universitário CESMAC – prof.ª Dr.ª Aldenir Feitosa dos Santos: “Através da pesquisa, os alunos de todos os níveis educacionais, ou seja, do fundamental à pós-graduação, têm a oportunidade de explorar temas relevantes para a sociedade, como questões ambientais, problemas de saúde pública, desigualdades sociais, equidade étnico-racial, entre outros”. Dessa forma, não apenas estão adquirindo conhecimento, mas também desenvolvendo uma consciência cívica e um senso de responsabilidade social. Incentivar a pesquisa nas escolas, através da parceria com as secretarias de educação estadual e municipal, faz parte do compromisso CESMAC em formar este tipo de cidadão, consciente e atuante no enfrentamento dos desafios do século XXI.