TEXTO
TEXTO
+ -

Olá, seja bem vindo!

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Baixe o nosso app:

Fisioterapia Cesmac promove Ação Extensionista “Setembro Roxo” com conscientização sobre a Fibrose Cística

Iniciativa envolveu os setores da Pediatria e Cardiopulmonar

23/09/2022 às 09h28

O curso de Fisioterapia do Cesmac promoveu mais uma importante atividade destacando o cuidado e a prevenção com a saúde e qualidade de vida. A ação extensionista foi realizada pelo estágio supervisionado e foi voltada para os setores da pediatria e Cardiopulmonar, destacando o “Setembro Roxo” com conscientização sobre a Fibrose Cística.

Os acadêmicos abordaram tanto as crianças inseridas na assistência nos diversos setores da clínica, bem como a comunidade, que recebeu convite para participar da iniciativa. Os discentes apresentaram o tema por meio da forma lúdica, com perguntas e respostas em balões sobre a doença.  A programação contou com entrega de folders orientando o reconhecimento da doença, bem como a busca da Associação da Fibrose Cística como forma de manter os cuidados. A comunidade também pode abordar questões pertinentes ao tema e tirar dúvidas.

 
Sobre a Doença

A Fibrose Cística é um transtorno hereditário com risco de vida que danifica os pulmões e o sistema digestivo. A fibrose cística afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Eles aderem a tubos, dutos e passagens.
Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas. Os tratamentos podem aliviar os sintomas e reduzir as complicações. A triagem neonatal ajuda no diagnóstico precoce.