GEPE Fisioterapia Cesmac promove III Conscientiza Alzheimer

Evento acontece amanhã (29), em formato de “Roda de Conversa”, com a participação de Médicos geriatras, paliativistas e neurologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos e cuidadores informais

28/09/2022 às 12h10

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Envelhecimento (GEPE), Projeto de Pesquisa e Extensão do curso de graduação em Fisioterapia do Cesmac, realiza amanhã (29), às 18h, no auditório João Sampaio, o III Conscientiza Alzheimer. Evento acontece em alusão ao dia (21 de setembro) data que destaca a Conscientização da Síndrome Geriátrica, que impacta negativamente na qualidade de vida da pessoa idosa e, consequentemente, dos cuidadores. A iniciativa também acontece em comemoração aos dez anos de atuação do GEPE/Cesmac.

Seguindo a característica das edições anteriores, a metodologia do evento foge a tendência das conferências tradicionais, acontecendo em formato de “Roda de Conversa”, contando com a participação de convidados das diversas áreas, incluindo: médicos geriatras, paliativistas e neurologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos e cuidadores informais.
Toda discursão será mediada por pequenas dramatizações, onde cada cena vai abordar um tema específico, e a cada tema, a peça será pausada, trazendo a discussão para a roda, com a interação da plateia. “Com isso, pretendemos perpassar por todas as fases do Alzheimer, do início dos sintomas ao final da vida, gerando discussões a respeito dos diversos aspectos que se relacionam com a doença, seja no âmbito físico, psíquico e social”, conclui o Prof. Dr. Felipe Rebelo, coordenador do GEPE.