
11/03/2016 às 11h58
O Núcleo de Projetos de Extensão (NPE) do Centro Universitário Cesmac realizou os primeiros encontros com os pesquisadores dos projetos aprovados para vigência 2015/2016 e conclusão dos estudos realizados em 2015 no Salão de Extensão Comunitária, que integrou a I Reunião de Extensão Comunitária e o VIII Seminário de Apresentação dos Projetos.
A I Reunião de Extensão Comunitária aconteceu no auditório João Sampaio, localizado no Campus I – Professor Eduardo Almeida, e marcou a apresentação dos projetos que estão iniciando os trabalhos de pesquisa teórica e de campo.
Ao todo, foram apresentados 32 estudos envolvendo os cursos de Serviço Social, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas, Educação Física e Psicologia.
Além disso, também estão na relação para este ano três projetos do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde com temas como “A Difusão de Saberes sobre Plantas Medicinais em Pediatria”, “Práticas e Saberes sobre a prevenção do câncer de colo uterino na terceira idade” e “Espalhando Amor em Saúde”.
O momento foi marcado pela palestra da professora Beatriz Medeiros, que falou sobre “A Importância Social e Acadêmica do Trabalho Extensionista” e também pela troca de experiências entre os pesquisadores e orientadores.
O VIII Seminário de Apresentação dos Projetos 2015 foi realizado no hall de entrada do Campus II – Doutor Alberto Antunes. Nessa parte foram apresentados em formato de banner os projetos concluídos no ano passado. No total, foram apresentadas 27 pesquisas dos seguintes cursos: Direito, Ciências Biológicas, Jornalismo, Psicologia, Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Odontologia, Nutrição, Medicina, Enfermagem e Farmácia.
O vice-reitor do Cesmac, professor doutor Douglas Apratto Tenório, participou do evento científico. Segundo a professora doutora Vera Romariz, Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Ação Comunitária, “toda pesquisa extensionista tem que registrar e apresentar os resultados e foi justamente isso que aconteceu. Essa troca de saberes é fundamental para as partes envolvidas no processo: estudantes, academia e comunidade”, concluiu.