I Simpósio de Medicina e Emergências no Cesmac: Capacitando Alunos para o Futuro da Medicina Intensiva

O evento de destaque promoveu o conhecimento essencial para o sucesso na medicina intensiva

08/09/2023 às 10h46

Nos dias 04 e 05 de setembro, o Centro Universitário Cesmac foi palco de um evento educacional de ampla relevância. A sala invertida do Campus I e o Auditório Dr. João Sampaio receberam o I Simpósio de Medicina Intensiva e Emergências, um evento organizado com maestria pela LAMINE (Liga Acadêmica de Medicina Intensiva de Emergência), contando com o apoio da LAUEC e LAAP. O principal objetivo do evento foi capacitar os alunos em tópicos frequentemente encontrados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), proporcionando uma base teórica sólida para que eles possam desempenhar suas atividades práticas com maior segurança e eficácia.
Durante os dois dias de evento, palestrantes renomados compartilharam suas experiências e expertise em tópicos críticos da medicina. Os temas abordados incluíram "Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básico," com a contribuição do Dr. Ernan Filho, oferecendo insights valiosos sobre questões no ambiente das UTIs. Além disso, o Dr. Márcio compartilhou seu conhecimento sobre o "Manejo da DPOC na UTI," enquanto o Dr. Lucas Santana abordou o "Manejo da Pneumonia na UTI." Por fim, o Dr. André Falcão trouxe sua experiência para discutir o "Manejo da Sepse," um tópico de extrema importância em cuidados intensivos.
O I Simpósio de Medicina e Emergências no Cesmac não apenas enriqueceu o conhecimento dos participantes, mas também fortaleceu o compromisso da instituição com a formação de profissionais de saúde altamente qualificados. Além disso, a colaboração entre a LAMINE, LAUEC e LAAP demonstrou o poder da união acadêmica na promoção do aprendizado e na construção de uma base para futuros médicos.