Hub de Inovações IET Cesmac incentiva participação dos acadêmicos no Desafio Universitário Empreendedor

A iniciativa do Sebrae e Confederação Brasileira de Empresas Juniores tem o objetivo de capacitar estudantes para desenvolvimento de soluções inovadoras

23/03/2023 às 09h58

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, estão realizando mais uma edição do “Desafio Universitário Empreendedor”, com inscrições até o dia 30 de abril. O objetivo é capacitar e estimular estudantes do Ensino Superior brasileiro a desenvolverem soluções inovadoras para problemáticas relacionadas ao tema ESG, sigla em inglês, que significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.
O Cesmac apoia e estimula a participação dos alunos no Edital, por meio do “Hub de Inovações” IET, como uma oportunidade de ampliar conhecimentos, desenvolver competências empreendedoras que capacitam para idealizar, aperfeiçoar e realizar soluções inovadoras para problemas reais e urgentes da sociedade. Para o suporte da IET, os acadêmicos podem entrar em contato pelo e-mail iet@cesmac.edu.br .
A participação é gratuita e 100% on-line, incluindo capacitações, palestras, mentorias e entrega de atividades, no período de maio a agosto deste ano para as equipes finalistas. O processo inclui a fase inicial com todos os participantes, a semifinal onde serão escolhidas 42 equipes (21 de empresários juniores e 21 de estudantes); e a final com 18 equipes.  Serão premiadas seis equipes (três de empresários juniores e três de estudantes) com R$ 10.000,00 por equipe.
Os critérios de avaliação incluem a correlação da proposta com as temáticas ESG; potencial de inovação, validação do problema; viabilidade de execução da solução; modelo de monetização. Todos os estudantes que tiverem participado de pelo menos 75% das atividades terão direito a certificado. O “Desafio Universitário Empreendedor” é voltado para alunos do ensino superior com matrícula ativa, organizados em grupos de três a cinco membros de Empresas Juniores ou não.

Inscrições
Serão aceitas as primeiras 650 inscrições a serem realizadas por apenas um membro, com o nome da equipe, se é composta por membros de EJS ou acadêmicos. Também é necessário enviar documento oficial com foto, comprovante de matrícula e termo de consentimento LGPD, de cada membro da equipe. No momento da inscrição, não é necessário descrever o tema que será desenvolvido durante o DESAFIO. Acesse o link e garanta a inscrição gratuita até 30 de abril: https://bit.ly/3YtvlfQ