Maestro do Coral Cesmac ministra cursos em Cabo Verde

Luiz Martins ministrou cursos de regência, canto coral adulto, canto coral infantil e musicalização para a terceira idade em diversas instituições do país africano

15/03/2023 às 12h23

O Maestro Luiz Martins, regente do Coral Cesmac, integrante da Extensão Universitária, ministrou, a convite de instituições de ensino da cidade de Praia, localizada em Cabo Verde, cursos de regência, canto coral adulto, canto coral infantil e musicalização para a terceira idade. Na oportunidade, o Maestro firmou parceria entre a Universidade de Cabo e o Centro Universitário Cesmac, objetivando a internacionalização da instituição.

Esta é a terceira vez que Luiz Martins visita o país africano, que possui quase 600 mil habitantes distribuídos em 10 ilhas na costa, para ministrar cursos e oficinas para a população local, incluindo músicos cabo-verdenses. Para o Maestro, foi uma experiência surpreendente no aspecto musical, social e humano. “Nós temos muito de Cabo Verde no nosso sangue e isso vem desde o período em que havia migração forçada de escravos, passando pela Cidade Velha, ponto de apoio na África subsaariana, antes de virem para as Américas. A musicalidade do povo Cabo Verdiano se reflete no ritmo do Funaná, da Morna, da Coladeira e também no frenético batuque - que tem origem nas tradições da cultura popular”, enfatizou o regente do Coral Cesmac.

A visita foi encerrada com um recital, que proporcionou a união da música brasileira com a cabo-verdense. O reitor da Universidade de Cabo Verde, Arlindo Barreto, prestigiou o momento e ressaltou a riqueza e a vasta produção intelectual e artística do Centro Universitário Cesmac.