NAFRI/DH Cesmac realiza Curso de Capacitação para Acadêmicos Pesquisadores do Núcleo

Atividade teve início na quarta (01) e segue até outubro

06/09/2021 às 12h18

A iniciativa acontece como atividade de monitoria. A responsável pela Curso de Capacitação para Acadêmicos Pesquisadores do Núcleo Acadêmico Afro e Indígena e Direitos Humanos é a Profa. Dra. Cristiane Monteiro da Cruz, juntamente com o Coordenador do NAFRI/DH Cesmac Prof. Dr. Jorge Vieira.
A Profa. Dra. Cristiane Monteiro, que orienta as ações do curso de Medicina no Núcleo, explica: “A ideia é reforçar e trabalhar no primeiro módulo do curso o pensamento científico nos acadêmicos que participam de pesquisas dentro das comunidades quilombolas. Nesse processo, estou ensinando aos alunos a olharem, observarem e a partir disso questionarem”, enfatiza a pesquisadora orientadora. O trabalho conta com a coorientação da Profa. Ana Carolina.
O primeiro módulo sobre “Introdução à Pesquisa Científica”, ocorrido na quarta (01), destacou os principais pontos da pesquisa, incluindo o uso do Currículo Lattes na Plataforma Brasil, reforçando os ensinamentos de como utilizar, trabalhar, construir e realizar buscas de artigos nessa ferramenta.

A docente reforça ainda: “Eu acredito verdadeiramente que o pesquisador é a pessoa que faz as perguntas certas para auxiliar no desenvolvimento e crescimento da qualidade de vida da população”, declara Dra. Cristiane Monteiro.
A programação segue com o próximo módulo agendado para a próxima quarta (08), com o tema sobre “Construção da Pesquisa Científica”. O terceiro módulo do curso já está confirmado para quarta (22), com o destaque para “Desenvolvimento de artigo científico”; e concluindo a capacitação para os pesquisadores acontece o último módulo no dia 06 de outubro, seguido da entrega de todas as atividades realizadas pelos participantes no dia 22 de setembro.
Acompanhe o Instagram @nafricesmac e fique sabendo das novidades sobre as pesquisas e ações na área. Acesse ainda https://cesmac.edu.br/nafrie saiba mais detalhes sobre o Núcleo.