Núcleos de Inovação Tecnológica das IES promovem encontro no CESMAC

Representantes da UFAL, IFAL e Uncisal estiveram na Instituição debatendo sobre pesquisas atuais na área

14/11/2019 às 19h33

Idealizado e liderado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do CESMAC, o encontro dos NITs aconteceu nesta quinta-feira, 13, no complexo de inovações pedagógicas. O contexto debatido foram as experiências, as práticas e a realidade de cada núcleo.
O evento foi dividido em duas partes, na parte da manhã, Dra. Tecia Carvalho, da Universidade Federal do Ceará, trouxe um debate sobre a valoração e a transferência de tecnologia. A docente possui vasta  experiência no processo e já participou de diversos eventos da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - ANPROTEC.
"Entender a importância da qualidade de uma patente, pois a análise curto ou a longo prazo, podem transformá-las em negócio e em produtos que podem ser melhor aceitos no mercado. O real objetivo desse encontro é realmente a troca de experiências entre os núcleos" destacou o Prof. João Geraldo, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do CESMAC.
Na parte da tarde, os NITs do CESMAC, UFAL, IFAL e Uncisal, fizeram um balanço de patentes submetidas junto ao Instituto de Propriedade Industrial - INPI e pesquisas que as IES possuem em  parceria.
Também fazendo parte da programação, a assessora científica da Fapeal, Juliana Khalili apresentou o programa Centelha Alagoas para novos empreendedores. O objetivo do Centelha é estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Alagoas.