Palestras e relatos de experiências marcam o Fórum de Representantes Cesmac 2021
Durante o evento foram apresentados relatos das experiências surgidos no contexto pandêmico
01/12/2021 às 16h54
Durante os dias 25 e 26 de novembro, aconteceu o Fórum de Representantes Cesmac 2021. O evento foi transmitido através do canal Cesmac Oficial no Youtube no período da manhã.
"O Fórum de Representantes Cesmac 2021: o poder da liderança estudantil frente às demandas educacionais do Ensino Superior", nasce do trabalho integrado entre o Apoio Pedagógico Discente e a Coordenação Geral de Apoio Discente e Inovação, realizado no período de março de 2020 a novembro de 2021, período em que, semanalmente ou quinzenalmente, fizemos reuniões com os representantes de cada curso para debates, conversas pedagógicas e atualização de normativos, decretos e portarias que regulamentam o ensino no Cesmac, dentre outros.
Tomando por base os resultados exitosos, bem como o crescimento no acompanhamento diário aos acadêmicos, o evento objetiva apresentar relatos das experiências discentes dos produtos/materiais ou práticas surgidos no contexto pandêmico que possibilitaram a continuidade com qualidade da aprendizagem discente.
No primeiro dia, o evento foi oficialmente aberto pelo Vice-Reitor da Instituição, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório e pela Coordenadora Geral de Apoio Discente e Inovação, Profa. Dra. Maria do Desterro. Após às falas instituicionais, a palestra magna foi proferida pelo professor da Instituto Federal de Alagoas - Campus Viçosa, Joannes Emmanuel Dantas. O tema abordado foi a “A força da liderança e representatividade estudantil frente às dificuldades educacionais oriundas do contexto pandêmico”. Na sequência, aconteceram os relatos de experiências de diversos alunos da IES.
"O objetivo da realização deste evento é continuar dando voz ao protagonismo estudantil, proporcionando um espaço de diálogo sobre os dilemas e desafios enfrentados pelo aluno líder no seu cotidiano, contribuindo ainda para um pensar educacional capaz de ressignificar desafios e mediar conflitos" ressaltou o Prof. David Oliveira, um dos coordenadores do fórum.
No segundo dia, a Profa. Ma. Bruna Diniz, que coordena os cursos EaD em Administração, Ciências Contábeis e Gestão de RH do Cesmac, palestrou para os participantes sobre a “Criação de materiais instrucionais e letramento
digital”. Em seguida, o professor David Oliveira conduziu mais relatos de experiências de discentes do Centro Universitário, da Faculdade Cesmac do Agreste e do Sertão.