Professor de Direito do Cesmac integra Conselho Editorial da Revista do STF

24/02/2021 às 10h05

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, convidou o professor do curso de Direito do Cesmac, Beclaute Oliveira, para compor o Conselho Editorial da ‘Suprema - Revista de Estudos Constitucionais’ da corte.
A ‘Suprema - Revista de Estudos Constitucionais’ terá periodicidade semestral, com a edição inaugural ainda no primeiro semestre de 2021. O objetivo é a difusão de textos acadêmicos das mais diversas áreas do Direito Público e Privado, contribuindo para a circulação do conhecimento gerado em pesquisas críticas, apresentando artigos, traduções e resenhas originais e independentes, com conteúdo inédito.
O docente expressa o significado do convite: “Fiquei muito contente e confesso que só me dei conta da relevância pela reação das pessoas. Como acadêmicos, recebemos convites para atuar como pareceristas, membros de conselho editorial, entre outras funções, mas foi com muita honra e imensa satisfação que recebi este convite”, declara Beclaute Oliveira.
Como membro do Conselho Editorial da revista do STF, Beclaute Oliveira tem a missão de apresentar sugestões para a política editorial e para o lançamento de dossiês temáticos, discutir questões constitucionais, além de assegurar o nível de qualidade da publicação, respondendo a eventuais consultas dos editores-chefes.
 “A revista é direcionada a toda comunidade acadêmica interessada nos saberes produzidos no campo jurídico, como docentes, discentes, pesquisadores, juristas e profissionais do direito. A Suprema – Revista de Estudos Constitucionais contempla os mais diversos ramos do direito público e privado, e também deve abordar linhas menos convencionais do campo jurídico, como, por exemplo, Direito e Gênero, Direito e Raça e abordagens afins”, explica o ministro Luiz Fux no edital de lançamento da publicação.

Sobre o Docente

Beclaute Oliveira leciona há 23 anos e possui um currículo extenso na academia e no Direito. É doutor em Teoria do Direito e Decisão Jurídica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre  em Direito Processual pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), membro fundador e ouvidor da Associação Norte-Nordeste de Professores de Direito Processual (Aneep), secretário-adjunto de Alagoas do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), e membro do Instituto Ibero-americano de Direito Processual (IIDP), da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro), do Centro de Estudos Avançados de Processo (Ceapro) e, também, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).