Professora Marilurdes Monteiro fala sobre Biossegurança no Canal MPPS/CESMAC

Médica destaca importância, prevenção e conscientização sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s

06/08/2020 às 14h00

A gravação é o mais novo vídeo do Canal MPPS/CESMAC na plataforma do Youtube. Na pauta um tema recorrente e que tem sido ainda mais destaque por conta da pandemia: Biossegurança. Na entrevista, a Profa. Marilurdes Barros conta como o estudo do trabalho de conclusão do Mestrado avaliou conhecimento, atitudes e práticas em biossegurança, de acadêmicos dos cursos de Medicina e Odontologia em Maceió.
A Professora Marilurdes Monteiro Barros é Médica especialista em Medicina do Trabalho, Professora titular da Disciplina Saúde do Trabalhador do curso de Medicina e Supervisora do Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho, ambos do CESMAC.

O tema chamou a atenção da pesquisadora por conta dos riscos de acidentes com material biológico, por parte dos alunos de graduação da área de saúde, exposto a partir do momento em que ocorre o primeiro contato com os ambientes de estudo. Além disso, tem ainda as práticas ambulatoriais ou hospitalares, locais em que ficam diante de sangue, secreções e outros fluidos corporais potencialmente contaminantes.
A médica alerta para a ocorrência desses acidentes deixarem os estudantes, vulneráveis a agentes com grande capacidade de causar doenças, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e das Hepatites B (HCV) e C (HCV). No vídeo, a Pesquisadora fala da situação atual dos acidentes no Brasil e dos resultados encontrados na pesquisa. Aborda ainda, o que pode ser feito para reduzir o risco de acidentes entre os acadêmicos.
 
MPPS/CESMAC

O Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) é um Programa multiprofissional que visa capacitar os profissionais da Odontologia e de outras áreas da saúde para atuarem de forma ativa na melhoria dos respectivos locais de trabalho, seja no setor público/privado e/ou assistencial/empresarial.
Embora a Odontologia brasileira tenha um papel de destaque no cenário mundial, os problemas sociais são ainda desafiadores, o que demanda à área uma necessidade de investimentos na lógica da Educação Permanente e Continuada. Nesse contexto, o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) procura, de maneira mais geral, abrir um espaço de formação, tomando por eixo disciplinar fundamental o campo da saúde, sobretudo, no diálogo estabelecido com as ciências sociais.
O MPPS reafirma e assume objetivos e importância para o Estado de Alagoas como o único Programa de Mestrado Profissional do Estado de Alagoas inserido na área de Odontologia. Acesse https://bit.ly/3kd1Snk e saiba mais detalhes.