Projeto do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do CESMAC analisa diagnóstico da violência em Alagoas

Projeto colabora para a formação de estruturação das bases de enfrentamento da violência no estado

21/05/2019 às 11h40

O Projeto intitulado: “Diagnóstico da Violência Fatal e Não Fatal no Estado de Alagoas – DVEAL”, iniciativa acadêmica de um grupo de professores do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS), do Centro Universitário CESMAC. A ideia nasceu como um pontapé inicial para se pensar sobre a violência no estado de Alagoas.
Dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que em 2016, Alagoas teve a segunda maior taxa de homicídio no país (54,2 mortes para cada 100.000 mil habitantes). A violência fatal inclui o homicídio, suicídio, mortes no trânsito e outras causas. A violência não fatal inclui abusos sexuais, agressões físicas, tanto no corpo quanto na região da face.
Para o coordenador do estudo, Prof. Dr. do MPPS e do curso de Odontologia, Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa, “a importância do projeto se deve pela natureza de investigar a violência, um fenômeno alarmante em todo o estado e que precisa de um diagnóstico situacional aprofundado para que medidas possam ser adotadas”, afirmou.
A pesquisa foi aprovada no Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, que é de disputa nacional, com recursos de R$ 29.816,05.
Além do coordenador, a equipe é composta pelos seguintes professores doutores do CESMAC: Aleska Dias Vanderlei, Evanisa Helena Maio de Brum, Mara Cristina Ribeiro e Renata Guerda de Araújo Santos. Tem ainda a colaboração e parceria de outras instituições nacionais com os professores doutores: Efigênia Ferreira e Raquel Conceição Ferreira (ambas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), Gizelton Pereira Alencar (Universidade de São Paulo - USP) e Sérgio D’avila (Universidade Estadual da Paraíba - UEPB).
Dois professores internacionais também colaboram e apoiam o projeto, que são: Ph.D. Blake Byron Walker (Universidade Humboldt de Berlim/Alemanha) e Ph.D. Nadine Schuurman (Simon Fraser University/Canadá). Há também o envolvimento direto de duas alunas bolsistas de Iniciação Científica - CNPq do curso de Odontologia da Instituição: Lívia Acioli Murta Torres e Géssyca Luyse Procópio Gonzaga, além de quatro alunas do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde Aida Felisbela Leite Lessa Araújo, Alessandra Vieira da Silva, Isabela Cristina Chaves Valente Reis e Plúvia Cristalina de Góis e Melo.
Para os pesquisadores, é importante salientar que o projeto é o início para estruturação das bases de enfrentamento da violência no estado, se configurando em uma resposta da academia ao grave problema de saúde pública que acompanha a sociedade Alagoana há tempos.